O que é ser fitness? Muitas pessoas teriam dúvidas na hora de responder essa simples questão. Afinal, atualmente, existem várias concepções que fogem completamente da intenção inicial dessa palavra.

No inglês, a palavra fitness significa ter a capacidade para realizar as tarefas cotidianas sem sentir cansaço ou sensação de incapacidade. Esse significado é amplo e diz respeito, principalmente, às capacidades físicas do nosso organismo.

Dessa forma, o termo fitness é muito mais profundo do que ter somente um corpo estético e musculoso. A seguir, nós falaremos mais a respeito desse tema controverso.

Pronto para saber mais? Continue a sua leitura!

O estilo de vida que mais cresce no mundo

Anualmente, milhares de pessoas ao redor do mundo iniciam sua jornada rumo ao corpo ideal e a uma vida mais saudável. Porém, muitas falham e não conseguem atingir os seus objetivos pessoais.

Parte desses erros ocorre por conta de uma expectativa de resultados que não condiz com a realidade. Outras desistências se dão, principalmente, pela falta de conhecimento e de real entendimento do que é ser fitness.

Fitness, na realidade, é um estilo de vida. Os objetivos estéticos que chamam atenção da maioria que pretende mudar o físico são consequência de um trabalho pessoal e consistente com o corpo e a mente.

Exercitar-se regularmente é parte desse trabalho. Entretanto, outras questões, como o cuidado com a alimentação e o autoconhecimento, também fazem parte dessa equação, sobretudo, quando mencionamos a disciplina e a satisfação pessoal para conseguir enfrentar todas as novas mudanças que impactam positivamente a qualidade de vida.

A dificuldade para conquistar mudanças duradouras acontece quando um indivíduo está tentando ingressar em um estilo de vida que não condiz com a sua realidade atual. Por essa razão, há sempre uma necessidade de encontrar o equilíbrio entre o que é possível e o que é funcional.

E esse é um importante assunto que abordaremos mais à frente!

Muito mais do que músculos e um bom visual

Além da funcionalidade e da praticidade do novo estilo de vida, é importante ter em mente que ser fitness é, antes de mais nada, ter um corpo capaz e preparado para enfrentar qualquer atividade que apareça no seu dia a dia.

A consciência corporal tem um importante papel nesse objetivo. Conseguir controlar e dominar movimentos corporais é muito mais vantajoso do que ter somente um grande desenvolvimento muscular, que, aliás, pode diminuir a sua mobilidade e funcionalidade para algumas tarefas.

O yoga e o pilates, por exemplo, são atividades que focam no seu desenvolvimento físico de maneira integral, envolvendo flexibilidade, resistência e, principalmente, controle corporal. O desenvolvimento do aspecto mental também é encontrado nessas duas modalidades.

Inclusive, deve ser ressaltado que o objetivo estético também pode ser observado na prática regular dessas atividades, que podem agregar efeitos positivos para a rotina pessoal de quem está em busca de uma vida mais ativa e mais saudável.

A prevenção de lesões e, até mesmo, o tratamento de algumas patologias musculoesqueléticas (principalmente no pilates) também são outros benefícios que devem ser levados em consideração na hora da sua escolha.

Como você pode observar, ser fitness é muito mais do que buscar um padrão de beleza ou um resultado estético que é determinado pela sociedade. Ser fitness é uma conquista pessoal e uma prova existencial do desenvolvimento de cada indivíduo que busca uma melhor qualidade de vida e o seu próprio potencial pleno.

Faça em casa

Esse foi o post de hoje! Gostou do conteúdo? Curta nossa página no Facebook para receber outros materiais semelhantes.

Agora, se quer começar a ter mais qualidade de vida, que tal uma prática de atividade física? No curso Treino de musculação onde estiver, você aprende a utilizar os aparelhos da academia e ainda trabalha todas as regiões do corpo, com exercícios aeróbicos e musculares. Vamos lá?