fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Gerais »

Gerais

Você sabe o que é realmente ter uma vida equilibrada?

Buscar a harmonia entre o corpo e a mente é uma boa forma de manter a qualidade de vida
Da redação
22/03/18

Sem tempo para ler? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post.

Uma vida equilibrada é aquela em que você não precisa correr para fazer tudo de última hora. A sua rotina não é mais uma espécie de “penitência” que se repete semana a semana, mas uma verdadeira jornada que traz felicidade e conquistas para aproveitar. Pode parecer até que esse primeiro parágrafo foi retirado de um filme, não é verdade? Mas saiba que é possível, sim, encontrar e ter um estilo de vida que seja agradável e que faça você se sentir bem. Esqueça as correrias de última hora e a dificuldade para fazer as coisas que você mais ama. No post de hoje, nós falaremos como você pode ter uma vida equilibrada com algumas dicas práticas e eficazes. Interessado no assunto? Continue sua leitura!

O que é uma vida equilibrada?

Como já deve ter uma ideia após a introdução, a vida equilibrada é aquela em que você está no controle. Sua produtividade está alta e já não é um problema, assim como sua saúde, vida pessoal e todas as suas responsabilidades. Nenhuma área da vida sobrepõe a outra. Sua vida profissional está em ordem, assim como a familiar, que também deve ser tratada com a mesma ordem de importância pelas pessoas que desejam atingir a felicidade e a plenitude. Abaixo, nós falaremos sobre 3 dicas de como você pode conquistar esse feito.

Cuide da sua mente

A nossa primeira dica diz respeito aos cuidados que você deve ter com a sua mente. Muitas pessoas passam os dias com uma preocupação excessiva com o futuro, o que indica que elas raramente estão vivendo no presente. Para eliminar o estresse e outros fatores que podem causar o temido cansaço — que aparenta ter alcançado a vida de todos — é recomendado que você tire breves momentos do seu dia para meditar. A meditação é reconhecidamente como uma das melhores técnicas para o controle de ansiedade e estresse — isso sem mencionar as dezenas de benefícios para saúde comprovados cientificamente. Com alguns minutos diários, você consegue melhorar o humor, aumentar a produtividade e sentir-se mais “firme” e relaxado para prosseguir com a sua longa rotina semanal.

Zele pelo seu corpo

Ninguém é realmente saudável se não cuidar do corpo. Maus hábitos, como fumar, ingerir álcool excessivamente, comer fast food em grandes quantidades e não se exercitar regularmente, podem simplesmente fazer com que você não se sinta capaz de enfrentar a semana. Para solucionar a fadiga e a falta de disposição, em primeiro lugar, é preciso que você dê importância à sua alimentação. Afinal, como o seu corpo vai trabalhar de maneira otimizada se ele não está sendo alimentado com um bom “combustível”? Em seguida, inicie alguma atividade física que seja capaz de trazer clareza e plenitude. Existem dezenas entre as quais você pode escolher. Entretanto, recomendamos que faça uma atividade como o pilates ou o yoga, que têm intensidade moderada e trazem ótimos benefícios para a sua saúde.

Organize a sua rotina e o seu lazer

Por fim, não deixe de organizar a sua rotina e de incluir o merecido lazer durante a semana. Veja quais são os programas que você pode fazer com a sua família e procure não deixar outras questões pessoais para depois. Não se esqueça de também organizar a sua vida econômica e espiritual para não deixar de lado outros aspectos fundamentais. O planejamento é a chave do sucesso, e, com dedicação, você certamente conseguirá equilibrar todas as áreas que são importantes para sua felicidade. Gostou do conteúdo sobre o que é realmente ter uma vida equilibrada e está em busca de uma atividade física? Conheça o nosso curso Yoga básico: desenvolvendo o equilíbrio emocional. Os resultados são incríveis tanto para o corpo quanto para a mente — que tal iniciar as aulas agora mesmo?

Recomendados
Gerais

Transtorno obsessivo-compulsivo: o que é e como tratar

O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é um tr...

Gerais

Gastrite! Saiba como tratar e prevenir a doença

Você anda sofrendo com constantes dores estomac...