Se você busca mais disposição e energia nas tarefas diárias, precisa incluir a prática de atividades físicas na sua rotina. Esse hábito saudável vai contribuir para uma boa qualidade de vida, ao mesmo tempo em que também ajuda no fortalecimento muscular.

Mas, ao contrário do que aponta o senso comum, a prática de musculação não é o único caminho para aproveitar todos esses benefícios, já que existem outras modalidades para enrijecer a musculatura do corpo.

Neste post, mostraremos algumas dessas atividades que também proporcionam maior agilidade, força, flexibilidade e equilíbrio. Pronto para saber quais são elas? Vamos lá!

1. Ginástica funcional

Trata-se de uma modalidade que consiste em exercícios que utilizam pouca carga e dedicação total do corpo. O objetivo é exigir o máximo de seu condicionamento e obter evoluções graduais, de acordo com a frequência e assiduidade do aluno.

A atividade contribui para o fortalecimento muscular, agilidade, força, flexibilidade, entre outros fundamentos. Os exercícios são rápidos e de explosão e utilizam, além do peso do próprio corpo, alguns materiais, como bolas, pneus, cordas — que tornam as aulas mais dinâmicas.

2. Natação

A natação é uma das modalidades esportivas mais completas. Sua prática garante o fortalecimento de muitos músculos do corpo. Para quem não gosta muito de musculação, essa é uma ótima alternativa — pois, além de contribuir com a função cardiorrespiratória, ela assegura uma atividade completa e prazerosa.

3. Spinning

Algumas atividades aeróbicas promovem um bom ganho de massa muscular. Uma das excelentes opções para o fortalecimento dos membros inferiores e que já tem muitos adeptos é o spinning ou bike indoor, como também é conhecido.

As aulas, além de trabalharem o condicionamento físico e garantirem um alto gasto calórico, atuam no sistema cardiorrespiratório, visto que é uma atividade aeróbica. São sessões que ocorrem ao som de músicas variadas, bem dinâmicas e com diversidade de pedaladas.

4. Ashtanga Yoga

O método do Ashtanga Yoga é um pouco mais intenso que os demais e reúne exercícios de respiração com asanas (posições do yoga), tornando as aulas mais vigorosas.

Os benefícios dessa modalidade são inúmeros, como emagrecimento, aumento de flexibilidade, fortalecimento muscular, aumento da concentração e diminuição da ansiedade. O resultado é uma melhor qualidade de vida, com menos estresse e mais saúde.

5. Lutas

As lutas estão cada vez mais populares nas academias de ginástica e, certamente, garantem o fortalecimento muscular, a agilidade, a força e o equilíbrio, além da intensa queima calórica.

Alguns exemplos são o aeroboxe, que utiliza movimentos do boxe em coreografias bem dinâmicas, e o muay thai, uma aula que ensina movimentos utilizados na luta e que envolvem vários grupamentos musculares.

6. Crossfit

O crossfit é uma boa maneira de ganhar massa magra. Ele trabalha praticamento todos os grupamentos musculares. Em vez de aparelhos de musculação, são utilizados nos treinos alguns acessórios que contribuem para a atividade ser mais intensa e atingir os objetivos. Além disso, o exercício garante uma grande queima calórica.

7. Pilates

pilates, ao contrário do que muitos imaginam, também age fortalecendo os músculos. A atividade utiliza alguns aparelhos e o peso do próprio corpo. A modalidade também aumenta a elasticidade, a resistência, a força e o equilíbrio. Além disso, por meio de vários acessórios, promove uma variedade maior de exercícios nas aulas, o que as torna mais dinâmicas.

Viu como existem outras alternativas de fortalecimento muscular? São muitas opções, basta que você escolher aquela que mais tem a ver com a sua personalidade. Não gostar de musculação não é motivo para não se exercitar e deixar de conquistar uma vida mais saudável.

Gostou deste post? Então continue a visita em nosso blog e conheça 5 exercícios de pilates para fortalecimento.