Sem tempo para ler? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post.

Se você está procurando uma atividade para fortalecer os músculos e aumentar a flexibilidade, está na hora experimentar o pilates. Acrescentar na rotina alguns exercícios desta modalidade pode proporcionar uma melhora geral em sua saúde, a curto e a longo prazo.

O pilates ajuda a fortalecer a região muscular, aumenta a resistência física e de quebra melhora a postura. O melhor de tudo é que não é necessário malabarismos para introduzir alguns exercícios no cotidiano, basta focar na meta e praticar um pouquinho todos os dias. Além disso, não é preciso sair de casa para aprender mais sobre o método. Aulas online são ótimas alternativas para quem deseja ter um corpo saudável, mas não tem tempo e nem muito dinheiro para ir a uma academia.

Neste post, selecionamos 5 exercícios de pilates para você realizar. Preparado?

1 – Elevação de quadril

Benefícios: fortalecimento da musculatura do glúteo, abdômen,  coluna lombar e lado posterior da coxa.

Como fazer: deite-se no chão com os joelhos flexionados e mantenha os pés, braços, ombros e costas apoiados no chão. Inspire e suba lentamente o cóccix e a coluna vertebral, mantendo os ombros e a parte de cima das costas como apoio e levante uma das pernas em direção ao teto.

Frequência: faça quatro séries de até 10 repetições.

2 – Flexão de braço

Benefícios:  fortalecimento dos músculos peitorais e tríceps.

Como fazer: fique na posição de cachorrinho, tirando os pés cruzados do chão e com os braços abertos num ângulo de 90 graus. Feche os braços, trazendo-os mais próximo possível do corpo e desça o peito em direção ao chão.

Frequência: quatro séries de 10 a 15 repetições.

3 – Elevação de perna lateral

Benefícios: fortalecimento dos músculos da coxa.

Como fazer: deite-se de lado sobre o braço estendido. Contraia o abdômen, glúteos e a pelve. Mantenha as pernas bem estendidas uma em cima da outra. Inspire e eleve a perna de cima em direção ao teto e abaixe em seguida. Repita o mesmo procedimento com a outra perna.

Frequência: quatro séries de 10 a 15 repetições para cada perna.

4 – Hundred

Benefícios: tonificação do abdômen, fortalecimento abdominal, equilíbrio e melhora da potência de energia.

Como fazer:  deite-se com a barriga voltada para cima, com as pernas flexionadas ou estendidas. Estenda uma das pernas a 90 graus e, logo em seguida, estenda a outra, mantendo as duas pernas estendidas nesse ângulo. Inspire e eleve a cabeça ao mesmo tempo. Movimente os braços estendidos ao longo do corpo para cima e para baixo. Inspire e expire, e retorne à posição inicial.

Frequência: 10 séries com 10 movimentos.

5 – Perdigueiro

Benefícios: fortalecimento do abdômen, costas e glúteos, melhora o equilíbrio.

Como fazer: fique em posição de cachorrinho e alinhe a coluna. Inspire e levante a mão direita ao mesmo tempo em que estende a perna esquerda. A perna e a mão devem ficar paralelos ao chão. O objetivo deste exercício é manter a postura por algum tempo. Logo após, alterne para a mão esquerda e a perna direita.

Frequência: 3 séries de 12 repetições em cada lado.

Gostou da nossa série de exercícios? Viu como é simples e fácil preservar a sua saúde muscular com o pilates? Se você busca uma vida mais equilibrada e tiver interesse em saber mais sobre essa e outras atividades, conheça nossos cursos online.