A maioria das pessoas está mais consciente da importância da prática de atividades físicas para a manutenção da saúde. No entanto, muitas dúvidas ainda existem sobre os benefícios de determinados exercícios, como os da musculação.

O que muitos não sabem é que a musculação não se limita apenas à questão estética, mas proporciona qualidade de vida, conferindo bem-estar físico e mental.

Para conhecer mais sobre essa modalidade de atividade física, preparamos este post com os 5 benefícios que a musculação oferece. Boa leitura!

1. Atua como antidepressivo

Muitos médicos especialistas na saúde mental recomendam ao paciente que sofre de depressão  a atividade física como aliada do tratamento. A musculação feita de maneira regular traz muitos proveitos ao praticante.

Durante os treinos é liberada a endorfina, hormônio que causa sensação de bem-estar. Assim, será possível reduzir desequilíbrios químicos do cérebro que causam a depressão e ainda elevar a autoestima do paciente.

2. Acelera o metabolismo

Ter um metabolismo acelerado é o desejo de todas as pessoas que querem emagrecer, não é mesmo? A boa notícia é que nos treinos de musculação isso é possível. A explicação é que o tecido muscular continua gastando energia, mesmo depois dos exercícios.

Com isso, você terá mais músculos e menos gordura corporal, sendo visível o seu emagrecimento e a tonificação de seu corpo. A dica é usar uma carga de peso maior para chegar a perda de peso em menor tempo, sem ultrapassar o seu próprio limite, é claro.

3. Ajuda na saúde cardiovascular

Os exercícios de musculação também promovem benefícios importantes para o bom funcionamento do coração. Isso se explica ao fato de a atividade “forçar” o órgão a trabalhar mais pesado, o que diminui a pressão arterial e favorece o fluxo sanguíneo.

Com a saúde do sistema cardiovascular em dia, as chances de ter algumas doenças, como angina e insuficiência cardíaca, diminuem muito.

4. Protege os ossos

É comum muitas pessoas sentirem dor na coluna e serem diagnosticadas com alguma doença ou enfraquecimento ósseo. Por isso, muitos especialistas orientam a prática regular de musculação para a absorção de cálcio, que é um nutriente importante para a saúde óssea.

Outro ponto relevante é que quando a musculatura está tonificada, as articulações são protegidas, fazendo com que diminua as chances de acontecer uma fratura.

5. Deixa o corpo mais jovem

Podem ser homens ou mulheres, o fato é que após os 30 anos de idade ambos começam a perder massa muscular. Como consequência, surgem a falta de equilíbrio, perda da força e do desempenho físico.

Para evitar que os problemas decorrentes da falta de massa muscular surjam, comece o quanto antes a praticar musculação. Com o fortalecimento dos músculos, seu corpo vai sempre estar jovem e com boa disposição para encarar os desafios do dia a dia.

Por fim, vale ressaltar sobre a importância da orientação de um profissional para que os benefícios da prática da musculação seja atingida com segurança. Feito isso, usufrua do que o exercício tem de melhor para sua saúde.

Como você viu, existem muitos benefícios ao praticar a musculação, certo? E você? Conhece mais algumas utilidades dessa modalidade física? Deixe seu comentário sobre o assunto. Também não deixe de conhecer o curso Treino de musculação onde estiver.