A dor na coluna é um problema muito comum na sociedade, ela decorrente, principalmente, dos maus hábitos que o ser humano leva no dia a dia. Dessa forma, tanto pessoas idosas quanto jovens podem estar suscetíveis a apresentarem esse mal, que deve ser tratado o quanto antes para que não surjam complicações futuras. Mas o que pode ser feito?

Nesse artigo, você saberá como o pilates pode ajudar a diminuir ou eliminar desconfortos nas costas. Para tanto, conheça as principais causas que levam ao aparecimento dos problemas e confira 3 exercícios para dor na coluna, que poderão ser feitos quando e onde quiser.

Conhecendo a estrutura da coluna

A coluna é constituída por um sistema de vértebras bem definido e distribuído. Isso é essencial para manter uma postura ereta, ao mesmo tempo que temos a possibilidade de realizar as mais variadas atividades do dia a dia com desenvoltura.

No entanto, assim como qualquer outra estrutura do corpo, a coluna pode ser afetada se não for cuidada com zelo. Nesse caso, isso ocorre quando vértebras, nervos e músculos relacionados são afetados, provocando desarmonia funcional.

Esse desequilíbrio, consequentemente, causa muita dor e desconforto decorrente de processos inflamatórios, podendo comprometer regiões específicas da coluna, ou mesmo se estender para nervos associativos, como o nervo ciático.

Principais causas de dores nas costas

As causas mais comuns que geram essa dor na coluna são a má postura e os maus hábitos que temos no cotidiano ao realizar qualquer atividade. Agachar, sentar, correr e levantar pesos são movimentos que exigem coordenação, de forma a distribuirmos a força equitativamente pelo corpo, e não sobre a coluna, como muitos fazem sem perceber.

Ao impor mais força em um ponto do que no outro, acabamos distendendo alguns músculos e deslocando algumas vértebras, o que gera dores que podem variar de leves a extremamente intensas.

Porém, outros fatores estão intrínsecos ao surgimento de dores nas costas. Como exemplo, podemos citar: sedentarismo, obesidade, hereditariedade, desregulações hormonais, estresse, envelhecimento, hérnias de disco, artrose e até mesmo infecções.

Dessa forma, é fundamental procurar o auxílio médico para que, depois dos exames realizados e a obtenção de um diagnóstico assertivo, a situação possa ser averiguada com precisão e possibilite determinar os cuidados necessários e as possibilidades de tratamento.

Exercícios para dor na coluna

Uma das principais formas para diminuir ou eliminar as dores na coluna é por meio da realização de exercícios de pilates.

O pilates auxilia no alívio da dor nas costas, não só ao fortalecer os músculos, mas também ao trabalhar a conscientização postural e respiratória, além de desenvolver corretamente a cognição.

Porém, tal atividade deve ser sempre realizada com o acompanhamento de um profissional especializado, até mesmo online, e, preferencialmente, no chão, sob um colchão ou estrutura própria.

A seguir, mostraremos 3 exercícios de pilates voltados ao tratamento da dor na coluna para que você saiba como realizá-los apropriadamente:

Exercício 1

Deite-se de barriga para cima, estique o corpo e dobre as pernas, que devem ficar ligeiramente separadas. Em seguida, escorregue uma perna de cada vez sobre o calcanhar e depois dobre novamente a perna. Faça pelo menos 10 movimentos com cada perna entre cada descanso.

Exercício 2

Ainda de barriga para cima, levante uma perna de cada vez de maneira a formar um ângulo de 90° com o quadril. Para facilitar, imagine-se colocando suas pernas em uma cadeira. Então, coloque a ponta de um dos pés no chão, ao mesmo tempo que a outra perna se encontra suspensa no ar. Realize 5 movimentos e descanse.

Exercício 3

Mantendo as pernas esticadas e ligeiramente separadas, dobre uma perna de cada vez em direção ao peito e permaneça na posição por até 30 segundos. Solte devagar até a posição de descanso e repita o exercício com a outra perna. Efetue o movimento 3 vezes.

Os exercícios para dor na coluna são essenciais para quem deseja afastar de uma vez por todas o problema de maneira saudável e sem agredir os limites do corpo. Lembre-se, no entanto, de consultar sempre seu médico para descobrir as causas da dor e como ela pode ser sanada de maneira segura.

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