Quer mudar o visual, mas tem medo de sofrer com os efeitos indesejados das tinturas para cabelo industrializadas? Ou não pode usar produtos convencionais para pintar as madeixas?

Já se sabe que a química das tinturas para cabelo costuma ressecar os fios, deixando-os fracos, quebradiços e sem vida, sem falar nas alergias que podem causar.

Mas, e se você pudesse criar uma tintura para cabelo natural a base de chás, temperos e outros alimentos que podem ser facilmente encontrados na cozinha de casa?

Pois é, a tintura para cabelo feito de forma natural, a base de ingredientes de origem vegetal, pode revitalizar os fios, reforçar a cor, intensificar o brilho e, é claro, dar nova vida aos cachos.

Por não conter amônia, as tinturas naturais não são capazes de penetrar profundamente nos fios, de forma que sua fixação pode ser menor do que o das tintas tradicionais.

Nada que uma nova aplicação não resolva, e o melhor: ao aplicar a tinta natural nos cabelos você está, de quebra, cuidando dos fios.

Dica: para evitar que o pigmento saia com facilidade na hora de lavar os cabelos, enxágue-os com vinagre de maçã; o processo ajuda a fechar as cutículas dos fios.

Aprenda como fazer tintura para cabelo natural

Tinta natural a base de chá preto

O chá preto possui propriedades pigmentadoras ideais para ser aplicado nos cabelos castanhos, castanho-escuros, pretos, uma vez que é capaz de disfarçar os cabelos brancos, devolvendo a tonalidade original.

Agora, se você tem cabelo loiro e quer escurecer as madeixas, o chá preto em fios claros vai apenas deixá-los um pouco mais escuros.

Ingredientes

1 litro de água

4 colheres (de sopa) de chá preto

Como fazer: em um litro de água fervida, coloque o chá preto e a água em um recipiente, deixando-os repousar por 30 minutos; lave o cabelo normalmente e aplique a infusão no cabelo, deixando-a agir por cerca de 40 minutos, enxágue os fios com água fria e pronto.

tintura de cabelo

Tintura para cabelo a base de café

Indicada também para cabelos escuros, a tintura feita a base de café é super fácil de ser feita e não requer grandes habilidades.

Mas, atenção! Se você quer trocar a cor do cabelo de forma natural, por exemplo, transformar os fios loiros em morenos, apenas com ingredientes naturais, saiba que infelizmente não é possível

Ingredientes

6 colheres de sopa de café

2 xícaras de água

Como fazer: prepare um café forte utilizando a proporção 3 para 1 e deixe a bebida esfriar. colheres de pó e espere esfriar. Misture uma xícara do café com o leave-in de sua preferência. Aplique no cabelo limpo e deixe agir por uma hora antes de enxaguar

Tinta para cabelo natural com sálvia

Indicada para clarear os cabelos castanhos claros ou loiros, a sálvia também disfarça os fios brancos e ainda fortalece as madeixas. E mais: a erva promete trazer mais maciez e brilho aos cachos.

Ingredientes

2 xícaras de sálvia seca

  • 1 xícara de alecrim seco
  • Uma colher de sopa de vinagre de maçã
  • 1 litro de água

Recipiente de vidro para preparar a tintura

Como fazer: coloque todos os ingredientes, exceto o vinagre em uma panela de vidro, e em fogo brando, deixe cozinhar por de seis horas, mexendo ocasionalmente a mistura e acrescentando mais água, caso precisar.

Com a mistura já fria, misture o vinagre de maçã e mexa bem até formar um líquido homogêneo. Agora é só lavar o cabelo, aplicando a mistura e deixá-la agir por aproximadamente meia hora antes de enxaguar.

Se o cabelo não ficar no tom esperado, repita o procedimento quantas vezes for necessário.

Tinta para o cabelo a base de beterraba

Ideal para dar novo tom aos cabelos avermelhados, a tintura para cabelo natural feita com beterraba deixa os cabelos castanhos-escuros, ruivos e preto mais iluminados, graças ao pigmento do alimento que confere um brilho especial aos fios.

Ingredientes

  • 1 beterraba picada
  • Uma cenoura grande picada
  • 1 litro de água

Como fazer: prepare um suco com os ingredientes listados acima, aplique nos cabelos limpos e envolva-os em uma touca (pode ser térmica, caso precise!)

Deixe a mistura agir por pelo menos uma hora, enxágue com água e aplique vinagre de maçã para fixar a cor.

Caso queira um tom mais escuro é possível alterar a proporção dos legumes, colocando mais beterraba, se achar que os fios não ficaram tão vermelhos como queria.  

Você também pode repetir o processo sempre que quiser fortalecer o tom avermelhado das suas madeixas.

Dica: na hora de aplicar a misturinha nos cabelos, use uma camiseta velhinha, luvas e aplique  um pouco de óleo de coco na testa e nas orelhas para não manchar a pele.

Clareie os fios com suco de limão

Apesar de não ser propriamente uma tintura, mas sim um recurso para clarear os fios loiros, o suco de limão ajuda a criar mechas com alguns tons acima do loiro natural.

Agora, se você deseja criar mechas mais claras, faça um chá forte de camomila para iluminar o cabelo.

Ingredientes

Suco de um limão recém-espremido (escurecer mechas) ou chá forte de camomila (clarear mechas)

1 frasco borrifador limpo

Como fazer: coloque o suco de limão (ou o chá de camomila) no frasco borrifador, aplique nos cabelos e escove-os para espalhar bem a misturinha. Deixe agir por algumas horas antes de lavar.

Quer aprender outras formas de cuidar da sua beleza de forma natural?

No curso de cosméticos naturais e veganos online da Namu, as engenheiras químicas Daniella Kakazu e Luiza Monteiro ensinam a fazer cosméticos 100% naturais para  empoderar seus alunos e ajudá-los a fazer escolhas mais conscientes. Clique aqui e confira.