O Brasil é um dos países que mais consome produtos de beleza. Os cuidados do dia a dia fazem com que as mulheres procurem as melhores soluções para obterem uma pele e cabelos saudáveis. Mas você conhece todos os ingredientes que aplica no corpo? Ao contrário dos convencionais, os cosméticos naturais são a melhor opção para quem deseja utilizar produtos de qualidade.

Os cosméticos naturais são caracterizados por não conterem aditivos químicos na composição. Esses aditivos (substâncias tóxicas) são encontrados nos cosméticos convencionais, por isso a importância de sempre ler e entender o rótulo das embalagens.

O problema é que muitos desses produtos encontrados em perfumarias, auto intitulam-se como naturais, mas na realidade não são. Os cosméticos naturais verdadeiros precisam ter 95% das matérias-primas naturais. Os outros 5% podem conter substâncias sintéticas, mas só se liberadas. Elementos à base de petróleo poluem o meio ambiente e fazem mal para a nossa pele, por isso evite ao máximo. Os produtos de beleza naturais também são livres de crueldade, não são testados em animais.

cosméticos naturais

Um verdadeiro cosmético natural conta com ingredientes como óleos essenciais, corantes naturais, óleos vegetais, manteigas vegetais e pigmentos naturais.

Transição para os cosméticos naturais

Fazer a transição dos cosméticos convencionais para os cosméticos naturais não é tão simples quanto parece, apesar de não ser tão difícil também. A questão é que você não precisa pegar todos os produtos que tiver em casa e jogar pelo ralo, deve ir aos poucos. Além disso, é preciso entender o motivo que te leva a essa mudança. Problema de saúde? Causa animal ou ambiental? Novas experiências? Pense!

O primeiro a se fazer é pesquisar informações sobre os produtos que utiliza no dia a dia. Pesquise. Feito isso, comece a substituir os cosméticos mais nocivos, aqueles que têm uma quantidade alarmante de substâncias tóxicas. Acabou o desodorante? Não compre mais, opte por um desodorante natural. Shampoo e condicionador? Compre um natural ou faça o próprio em casa. A transição pode demorar meses, ou até anos, depende de cada um.

Cremes, máscaras e hidratantes também podem ser os primeiros da lista a serem substituídos. Vá aos poucos. Pesquise na internet ou frequente feiras de produtos naturais, com certeza encontrará uma infinidade que podem ser os novos queridinhos da sua necessaire.

Lápis, rímel, sombra, pó, blush, batom, esmalte. Hoje em dia existem opções para cada substituição desses cosméticos.

Eficácia na transição

Para uma transição realmente ser eficaz, você deve respeitar o seu tempo, ir desapegando quando achar necessário. Mais uma vez, pesquise e escolha produtos que vão de encontro as suas necessidades. Não se julgue e não julgue o outro, cada um tem o seu tempo nesse processo.

Caso não queira comprar, é possível fazer os próprios cosméticos naturais em casa. Além de prático, você ainda economiza no fim do mês. Quer aprender o passo a passo? Confira, a seguir, 3 receitas de máscaras caseiras e naturais.

Máscara de aveia e mel

Ingredientes

Aveia

Água

Mel

Coloque um pouco de água em um pequeno pote com aveia. Coloque água até que cubra toda a aveia. Em seguida, deixe hidratar por, pelo menos, 3 minutos. Reserve.

A quantidade de aveia e mel vai depender do tipo da pele da pessoa. Para peles oleosas, a proporção de aveia é maior do que a do mel. Já se a pele for mais delicada, sensível, faça uma pasta com maior quantidade de mel.

Pegue pequenas quantidades da pasta na mão e esfregue no rosto. Movimentos calmos e circulares. Faça os movimentos por 5 minutos. Passado esse tempo, enxague o rosto com água fria. Lave bem.

Feito isso, pegue a aveia hidratada com água em pequenas quantidades e, ao contrário da primeira etapa, aplique a pasta sem movimentos circulares. Só coloque na pele. Essa máscara serve para acalmar o rosto. Passado o tempo, enxague o rosto com água fria. Lave bem.

Essas máscaras podem ser utilizadas por qualquer pessoa com qualquer tipo de pele, é só seguir as dicas.

Lembrando que a aveia tem propriedades esfoliantes e o mel ajuda a hidratar.

cosméticos naturais

Máscara de morango com iogurte

Ingredientes

1 morango maduro

1 iogurte integral (não use o desnatado)

1 gota de óleo essencial de patchouli

Amasse o morango com um garfo. Em seguida, acrescente um pouco do iogurte integral e misture os ingredientes. Feito isso, acrescente uma gota de óleo essencial de patchouli. Misture novamente. O ideal é passar a máscara com o rosto limpo, esfoliado e tonificado.

Pegue um pouco da máscara e passe no rosto em movimentos circulares. Você pode passar com os dedos com a ajuda de um pincel. Deixe a máscara por 20 minutos. Deixe a máscara secar e lave o rosto com água corrente morna.

O morango tem vitamina C e ação adstringente. Essa máscara é boa para quem tem pele oleosa e acneia.

Máscara de abacate para rosto e cabelos

Ingredientes

½ abacate

2 colheres de sopa de óleo de argan

6 gotas de óleo essencial de ilangue ilangue

Amasse o abacate com um garfo, você também pode bater no liquidificador com 4 colheres de sopa de água. Acrescente o óleo de argan e as gotas do óleo essencial de ilangue ilangue. Bata. Passe no rosto com os dedos, ou com a ajuda de um pincel. Caso queira passar no cabelo, separe os fios em mechas e passe como se fosse uma tintura. Feito isso, penteie o cabelo e coloque uma toca térmica.

Lembrando que o abacate é um alimento com bons níveis de vitamina D. Ele é ótimo para hidratar o cabelo e a pele.  

Faça em casa

Quer aprender mais receitas? Conheça o curso Cosméticos naturais e veganos e confira o passo a passo para inúmeros produtos de beleza que, além de nutritivos, são fáceis de fazer. Não perca mais tempo.