Trânsito, ônibus e metrô lotados, caos na rua, vozes altas, buzinas, estresse. Esse é o dia a dia de muitas pessoas, principalmente das que moram nas grandes cidades. A partir do momento em que alguém coloca o pé para fora de casa está sujeito a tudo o que a rua oferece, inclusive poluição visual e sonora. Com toda essa confusão, é normal atingir altos níveis de estresse e chegar no final do dia acabado, sem ânimo para nada. Pior ainda é, ao entrar em casa, não ter sossego e o repouso tão esperado.

Quem mora sozinho ainda consegue ter um pouco mais de tranquilidade, mas quando se tem filhos, por exemplo, é preciso dividir o tempo entre cuidar das crianças, arrumar a casa e se preparar para o dia seguinte. Essa rotina é forte e não há quem aguente por um longo período.

Não adianta trabalhar horas seguidas, cuidar dos afazeres e deixar a alimentação e a saúde de lado. Para ter uma vida equilibrada, é importante manter o corpo e a mente sãos. E não é necessário gastar muito para isso, já que existem inúmeras formas de relaxar sem usar balúrdios de dinheiro. Quer saber quais são? O blog do NAMU Cursos te mostra:

Prepare sua própria comida

Nada como um prato cheiroso e saboroso. Cozinhar serve como terapia para muitos que sofrem de ansiedade e estresse. É no preparar do alimento que pessoas encontram a paz de espírito que tanto procuram. O dividir do pão também é uma boa maneira de manter a família junta e em harmonia. Mas lembre-se, evite ao máximo produtos industrializados. Escolha aqueles mais naturais, de preferência sem substâncias tóxicas.

Converse com sua família

O dia foi puxado? Desabafe com alguém próximo. Converse com seu companheiro ou filhos, se tiver. Pergunte como foi o dia, coloque para fora o que te chateou e esqueça de todos os problemas. Sua casa é um lugar de paz e não de tribulação.

Brinque com seus animais

Só quem tem um animal de estimação sabe de sua importância para a alegria da casa. Eles são amigos, entendem, amam, cuidam e se preocupam. Além disso, são ótimos para o desenvolvimento das crianças, é por isso que também se deve retribuir com muito amor, carinho e dar ao seu pet uma alimentação saudável.

Ao chegar em casa, brinque com o seu cachorro, gato ou qualquer outro bichinho que tenha. Verá que todo aquele estresse que você sentia desaparecerá aos poucos.

Medite

A meditação é outra atividade capaz de relaxar e, de fato, você não precisa gastar um real. Escolha o local mais tranquilo de sua residência, coloque uma roupa confortável e, se desejar, um som ambiente. Assim como a yoga, ela diminui a ansiedade, a pressão arterial e aumenta a concentração.

Faça cursos online

Uma boa maneira de relaxar com qualidade e sem desembolsar muito é adquirindo cursos online. Além de serem ótimos pelos horários flexíveis, você pode fazer as aulas no cômodo que mais te agrada, e o melhor, não perde em nada quanto às aulas presenciais.

Se gostaria de praticar algo que te alongue, relaxe e dê mais flexibilidade e não tem dinheiro e nem tempo de ir a um estúdio, o pilates e a yoga são ótimos pedidos. Ambos trabalham os músculos, fortalecendo-os; melhoram a respiração; diminuem os níveis de estresse e ansiedade; aumentam a concentração; e ajudam a ter consciência corporal e um grande bem-estar.

Além de práticos, os cursos online são mais econômicos. Normalmente, contam com apostilas complementares, que possuem todas as informações necessárias para se ter uma boa prática.

Viu só como não é preciso de muito para relaxar? Comece hoje mesmo essas atividades e não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Foto: distelfliege / Flickr: Yoga / CC BY 2.0