O cansaço excessivo e sem causa aparente é uma queixa bastante comum. De repente, parece faltar energia até para as atividades que mais gostamos de fazer. Algumas pessoas sentem os músculos doloridos e uma sensação de exaustão, enquanto outras percebem uma crescente falta de disposição.

Não importa a intensidade do seu cansaço ou fadiga, saiba que ele pode estar relacionado ao seu estilo de vida. Fatores como estresse, sono insuficiente e uma dieta desequilibrada, por exemplo, podem sugar toda a energia.

Quando isso acontece, fica mais difícil se concentrar nas tarefas corriqueiras, perde-se a paciência e o nível de frustração aumenta, mesmo diante de desafios aparentemente simples. Por isso, se esses sinais lhe parecem familiar, tome coragem e inicie hoje mesmo algumas ações para banir os hábitos que estão tirando a sua disposição.

Felizmente, existem muitas maneiras simples de aumentar a energia. Para ajudá-lo, compilamos cinco truques para eliminar o cansaço.

1 – Coma com mais frequência para vencer o cansaço

Uma boa maneira de manter sua energia durante o dia é comer refeições regulares e lanches saudáveis a cada três ou quatro horas, em vez de um prato grande com menos frequência.

Ingerir pequenas refeições durante o dia ajuda a estabilizar o nível de açúcar no sangue. Recomenda-se não pular o café da manhã ou qualquer outra refeição. Estudos apontam que as pessoas que tomam café da manhã relatam estar em melhor estado de espírito e têm mais energia ao longo do dia.

Lembre-se: uma dieta equilibrada pode ajudar a garantir que as necessidades de vitaminas e minerais do organismo sejam atendidas, o que faz com que o seu corpo e mente respondam com mais ânimo.

2 – Pratique exercícios

A última coisa que pode sentir vontade de fazer quando está cansado é se exercitar. Mas a atividade física regular fará você sentir menos exaustão em longo prazo. Mesmo uma única caminhada de 15 minutos pode te dar um impulso de energia, e os benefícios aumentam à medida que você pratica com mais frequência.

Comece com uma pequena quantidade de exercício. Desenvolva seu plano de atividade física gradualmente ao longo das semanas e meses, até atingir o objetivo recomendado de duas horas e meia de exercícios aeróbicos semanais. Uma caminhada rápida ou ciclismo são ótimas opções de atividade de intensidade moderada para deixá-lo mais disposto.

3 – Perca peso para ganhar energia

Se o seu corpo está carregando excesso de peso, pode ser bem cansativo. Essa condição também coloca uma pressão adicional sobre o coração, o que pode fazer você ficar realmente esgotado. Ao perder peso, você vai se sentir muito mais disposto. Além de manter uma dieta saudável, a melhor maneira de se livrar de algumas calorias é ser ativo e fazer mais exercícios.

4 – Durma bem

Parece óbvio, mas dois terços das pessoas sofrem com problemas de sono. Muitos não conseguem ter a qualidade de sono que deveriam para manter-se alerta e disposto durante o dia. Para dormir melhor, você pode incluir pequenos hábitos na sua rotina, como ficar longe do telefone e se desconectar da tecnologia antes de dormir, ler um livro, tomar um banho quente ou fazer algumas posturas de relaxamento de yoga.

5 – Reduza o estresse para aumentar a energia

O estresse é o resultado da ansiedade, e a ansiedade dissipa grande quantidade de energia, o que pode te deixar mentalmente e fisicamente exausto. Você pode combater estes “ladrões de energia” planejando atividades mais relaxantes para o seu dia. Encontre alívio em programas tranquilos, como ouvir música, ler um bom livro, passar mais tempo com os amigos, etc.

É interessante saber também que os padrões de energia diária são diferentes para cada um. Algumas pessoas recebem uma explosão de ânimo pela manhã, outras estão mais animadas a noite. Se você ficar atento ao seu ritmo individual, será mais fácil organizar o seu dia, agendando tarefas que exigem mais disposição para o melhor período.

Não faz ideia do que fazer para aumentar a energia? Conheça nossos cursos online de yoga e pilates e aprenda inúmeras posturas que relaxam, fortalecem o corpo e proporcionam grande bem-estar.

Foto: Franca Gimenez / Flickr: Tired / CC BY-ND 2.0