Você tem cuidado bem de si mesmo? Se a resposta demorou para vir a sua cabeça, isso pode não ser um bom sinal e nós te convidamos a experimentar a prática do autocuidado. 

Mais do que um termo que está na moda, o autocuidado ( self-care) é um exercício importante que devemos praticar diariamente.

Reservar um tempo para cuidar de si pode fazer uma enorme diferença na sua saúde física, emocional e principalmente mental. 

Mas, afinal o que é autocuidado?

Segundo os dicionários, a palavra autocuidado pode ser definida como um conjunto de ações ou procedimentos de cada indivíduo destinado à manutenção da vida, da saúde e do bem-estar.

Ou seja, podemos dizer que o autocuidado é tudo aquilo que fazemos para cultivar nossa própria qualidade de vida

Vale lembrar que o autocuidado não tem nada a ver com a necessidade de estar sempre bem, mas sim estar pronto para buscar a si mesmo quando isso for necessário. 

Segundo, Jill Bolte Taylor, autora do livro  A Cientista Que Curou Seu Próprio Cérebro, “experimentar a paz não significa que sua vida estará sempre perfeita. Significa que você é capaz de atingir um estado de espírito feliz em meio ao caos normal de uma vida agitada. 

Por que praticar o autocuidado?

Praticar o autocuidado é uma forma inteligente de melhorar inúmeros aspectos físicos, mentais e emocionais da sua vida. Mas, atenção: apesar do autocuidado ter relação com as práticas saudáveis, ela nada tem a ver com a obrigatoriedade de fazer tais coisas. 

Afinal, se você não gosta dessas coisas, elas não vão te trazer a paz que procura e merece. Então, não insista em praticá-las. 

aprenda praticar o autocuidado

Quando  estiver pensando em como incluir o autocuidado na sua rotina diária, uma das primeiras coisas que deve fazer é perguntar a si mesmo o que faz você se sentir ou o que faz você se sentir inteiro. Liste essas coisas e reflita sobre a forma de incluir atividades no seu dia a dia. 

Se interessou pelo assunto, mas ainda não está totalmente certos dos benefícios da prática para o seu bem-estar? Elencamos abaixo algumas razões para você investir no self-care. Vem ver! 

5 motivos para praticar o autocuidado

Curar dores físicas e emocionais 

O autocuidado deve fazer parte de sua rotina normal para ficar bem. Mas torna-se ainda mais importante se algo já estiver errado em seu corpo, mente ou emoções. 

Ter tempo para cuidar do bem-estar é essencial para quem procura a cura dos mais diversos tipos de dores. Desde os incômodos nas costas e musculatura até os problemas emocionais como estresse, ansiedade e depressão, por exemplo. 

Quando estamos doentes, tanto corpo quanto mente são expostos a uma carga extra e acabam não funcionando como deveriam. E o autocuidado é peça chave para o caminho da cura das dores físicas, mentais e emocionais. 

Aumenta a produtividade e melhora a criatividade

Para quem não imagina todos os benefícios que a prática do self-care pode trazer, ela é até mesmo capaz de melhorar a sua criatividade e produtividade. 

Isso porque, o autoconhecimento ajuda a entender o próprio ritmo de produção. O que permite respeitá-lo e estabelecer assim uma relação saudável com o seu trabalho ou outras áreas da sua vida. 

Diminui custos com a saúde

Estar atento à sua saúde e não ignorar os sinais que o corpo emana para alertar de que algo pode estar errado é um dos benefícios do autocuidado. Até porque, as práticas de autocuidado geralmente ajudam você a ter mais consciência corporal

Cuide-se para cuidar de quem ama

Se você se preocupa com o bem-estar das pessoas a sua volta, sejam eles familiares, amigos ou colegas de trabalho, praticar o autoconhecimento pode te ajudar a se manter saudável para auxiliar as pessoas que ama. 

Agora, se o ato de cuidar de si te causa algum tipo de culpa, saiba que o autocuidado não é um ato egoísta. Muito pelo contrário, ao cuidar de si, você também está cuidando do outro. 

Desenvolve a autoestima e aumenta a autoconfiança

Manter a autoestima elevada é uma boa forma de evitar que sejamos guiados apenas pelas opiniões alheias e duvidemos da nossa própria capacidade.

E esse exercício contribui também para o aumento da autoconfiança, pois, ao cuidar de si, você passa a se conhecer melhor e aprende a confiar em seus instintos e capacidade.

Está convencido que o autocuidado é o caminho para uma vida plena e quer começar a exercitar o self-care? Nós listamos abaixo algumas dicas simples para praticar o autoconhecimento. 

  1. Pinte, escreva, cante ou cozinhe. Faça algo que desperte seus sentidos e se reconecte com a sua criatividade; 
  2. Reúna-se com amigos e pessoas queridas pelo menos uma vez por semana; 
  3. Exercite seu poder de apreciação e documente essa evolução em um diário; 
  4. Invista em alguma prática meditativa;
  5. Desligue o celular e reserve um tempo único e exclusivo para si; 
  6. Permita-se celebrar todas as vitórias (mesmo que ela sejam mínimas);
  7. Tome um banho quente e demorado escutando as suas músicas preferidas. 

Que tal uma ajudinha para melhorar suas práticas de autocuidado e ter uma vida mais plena? Conheça nossos cursos online, mude seus hábitos e transforme seu corpo e mente.