Para quem quer melhorar sua elasticidade, aumentar sua força e endireitar sua postura, o pilates é uma ótima opção, pois trata-se de um exercício de movimentos controlados, que oferece uma série de benefícios — tanto físicos quanto mentais — quando praticado pelo menos duas vezes na semana.

Neste post, selecionamos 8 benefícios do pilates para a saúde. Continue a leitura e saiba um pouco mais sobre o assunto.

1. Melhora a postura

Estima-se que 80% da população terá pelo menos um episódio de dor na coluna durante a vida. Os exercícios de pilates trabalham profundamente a musculatura do abdômen. Apesar de serem de baixo impacto, são realizados com poucas repetições. Focando mais em qualidade do que em quantidade, dessa forma os músculos e as articulações não são sobrecarregadas.

2. Melhora a elasticidade

Os exercícios realizados promovem a flexibilidade, força e a resistência dos músculos e protegem principalmente as articulações. Os exercícios de pilates promovem o alongamento do corpo e ajudam a melhorar a amplitude dos movimentos.

Com o aumento da flexibilidade é possível realizar os exercícios e as atividades da vida diária com mais facilidade, e reduzir a probabilidade de sofrer alguma lesão muscular, afinal um corpo forte e flexível tem menor probabilidade de se machucar.

3. Modela a silhueta

Os músculos principais trabalhados no pilates são os músculos da área abdominal e próximos à coluna vertebral. Se você já está magro, mas sofre com uma barriguinha, o pilates pode ajudar a reduzir e tornar sua barriga lisa.

4. Promove uma conexão do corpo com a mente

No pilates são aprendidas diferentes técnicas de respiração e postura, que exigem muita concentração e coordenação. Além disso, os vários exercícios do pilates exigem o uso da sua mente, a fim de estar consciente de todas as partes do seu corpo, como se movem e como você precisa movê-los, para executar as várias poses.

5. Acelera o metabolismo

Uma rotina de exercícios de pilates intermediário pode queimar até 350 calorias e uma rotina de pilates avançado pode queimar aproximadamente 450 calorias por hora. Além de ajudar a queimar calorias, o exercício ajuda a acelerar o metabolismo.

6. Melhora o equilíbrio

Para melhorar o equilíbrio, você precisa fortalecer o seu ponto central e, também precisa saber como encontrá-lo. Os exercícios de pilates vão ajudá-lo a melhorar o equilíbrio.

7. Aumenta a força

A prática fortalece os músculos do seu corpo aumentando sua força significativamente e prevenindo de lesões também.

8. Reduz o estresse

O pilates trabalha a concentração e a respiração, como um tipo de meditação, aumentando sua consciência do corpo e dos seus músculos. Além disso, sua prática ajuda a ter um sono melhor. Por isso alguns dizem que ele é um método completo, que beneficia tanto o corpo quanto a mente.

Os especialistas afirmam que é possível observar os resultados de aumento da flexibilidade e melhora na postura no segundo mês de exercício regular.

E então, gostou deste post sobre os benefícios do pilates? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário.