O natal é uma data especial que reúne a família e os amigos mais próximos. É também nessa ocasião que as boas lembranças voltam. O pai e a mãe embrulhando os presentes, o avô contando historinhas para as crianças e a avó preparando aqueles docinhos que só ela sabia fazer. E como é bom lembrar-se de tudo isso, verdade?

A comida é uma boa maneira de vivenciar o passado. Quem nunca se lembrou de alguém pelo cheiro de um bolo ou pelo sabor característico de um prato? O problema é que nem sempre é possível lembrar o passo a passo da receita desejada. Pensando nisso, o blog do Namu separou 4 receitas de bolachinhas natalinas para você voltar a ser criança e se deliciar como há tanto tempo não fazia. Confira!

Estrelinhas doces

Ingredientes

150 g de farinha

100 g de manteiga

20 g de açúcar

1 pitada de sal

1 colher de sopa de amêndoas picadas

1 gema

Modo de preparo

Misture bem a farinha com a manteiga, o açúcar e o sal até obter uma massa bem lisa (você pode borrifar um pouco de leite na massa, caso ache necessário). Estenda a massa com o rolo até que fique com meio centímetro de espessura. Corte a massa com um cortador em formato de estrela. Pincele todas as estrelas com a gema de ovo e polvilhe as amêndoas picadas. Leve ao forno em um tabuleiro até ficarem douradas.

Bolachinhas de frutas

Ingredientes

250 g de farinha

150 g de manteiga

100 g de açúcar

1 ovo

1 colher de café de canela

50 g de frutas cristalizadas picadas

50 g de laranja cristalizada

1 pitada de sal

Modo de preparo

Misture a farinha com a manteiga, o açúcar, o ovo, a canela, as frutas cristalizadas e o sal. Estenda a massa com o rolo e corte-a em bolachas redondas. Unte uma forma com manteiga, coloque as bolachas e pincele a gema em cada uma. Feito isso, coloque um pedaço da laranja cristalizada em casa uma e leve ao forno. Deixe que fiquem douradas.

Bolachas de flocos de aveia

Ingredientes

250 g de flocos de aveia

250 g de farinha

250 g de manteiga

125 g de açúcar

2 gemas

1 colher de chá de fermento

Modo de preparo

Misture bem o açúcar, a manteiga, a farinha, os flocos, o fermento e as gemas. Amasse bem o preparado. Estenda a massa com um rolo e corte-a em bolachas redondas. Se quiser, você pode marcar as bolachinhas com uma faca formando quadrados. Leve ao forno em um tabuleiro polvilhado com farinha. Retire quando estiverem douradas.

Bolachinhas liano

Ingredientes

125 g de amêndoas picadas

150 g de farinha

125 g de açúcar

40 g de manteiga

3 gemas

Baunilha a gosto

1 pitada de sal

Modo de preparo

Misture as amêndoas com o açúcar e adicione as gemas. Coloque essa misture na farinha, junto com o sal e a baunilha. Amasse tudo com as mãos até obter uma massa consistente. Deixe a massa descansar em um local fresco por, aproximadamente, 1 hora. Estenda a massa com o rolo e corte as bolachas em formato oval. Coloque as bolachas em uma forma untada e pincele com a gema (ou clara do ovo). Acrescente meia amêndoa descascada no centro de cada bolacha e leve ao forno. Desligue quando estiverem douradas.

Gostou das receitas? Que tal criar novas memórias gastronômicas com sua família? Com os cursos online de culinária saudável do Namu Cursos, você pode aprender receitas práticas, saborosas e equilibradas. Não perca mais tempo.