A correria cotidiana muitas vezes nos impede de ter uma vida saudável. E ainda que não falte vontade de buscar um corpo mais forte e ânimo para realizar atividades ao longo do dia, sempre acontece algo que nos faz deixar este grande objetivo para o dia seguinte. O descaso é tanto que chegamos a um ponto crítico e somos obrigados a tomar medidas rápidas para que os problemas não se tornem mais graves.

Você não precisa passar por isso. Mostraremos em 5 passos como você pode começar a ter uma vida mais saudável.

Beba bastante água

Água é vida. Os seus efeitos no organismo são revigorantes e um dos principais meios de manter o corpo ativo, seja protegendo-o de doenças, incentivando o metabolismo, ou mesmo melhorando o humor. Não é por acaso que 8 a 10 copos de água por dia são o essencial. Desta forma, o corpo é bem hidratado, garantindo um bem-estar inimaginável.

Faça uma caminhada

Caminhar de 20 a 40 minutos diariamente é uma ótima forma de manter a vida saudável. Além de afastar o sedentarismo, a caminhada estimula a circulação sanguínea e o metabolismo. E você pode fazer isso tranquilamente dentro do seu passo, começando com uma caminhada leve e partindo para corridas e exercícios mais completos.  Através dela, você pode alcançar uma excelente qualidade de vida.

Dê mais risadas

Rir sempre é um bom remédio para os vários problemas que afetam nossa vida. Mas não aquela risada forçada, que às vezes precisamos dar. Rir com gosto, seja de piadas bem contadas, de uma situação do cotidiano, ou mesmo de coisas que não façam muito sentido. O importante aqui não é apenas a risada, mas a possibilidade de ser mais alegre, se mostrar mais convidativo para as coisas boas da vida e afastar certos males que nos atingem sem que percebamos. Se tiver a possibilidade rir, ria.

Não se cobre demais

O passo que pode ser um pouco mais complicado tanto para quem é muito ativo, como para quem precisa de ânimo. A vida adulta é cheia de responsabilidades e desafios que muitas vezes pesam como uma enorme rocha em nossas costas, ao ponto de duvidarmos se é mesmo possível lidar com eles.

Independente do quanto somos cobrados, o ideal é buscar um equilíbrio em nossas decisões e posturas, para que o mundo não nos subjugue.

Tenha uma boa alimentação

Nenhuma rotina conturbada deve nos impedir de ter uma boa alimentação. O corpo precisa de vários nutrientes importantes para manter todas as suas funcionalidades, que não são supridas com aquele doce muito açucarado ou um salgado de qualidade duvidosa. Busque horários específicos para comer e separe bem sua alimentação entre frutas, grãos e massas na quantidade certa. Se combinado com a caminhada diária e ingestão constante de água, você terá um corpo forte e ativo.

Porém, o mais difícil é conseguir conciliar essa alimentação com a correria do dia. Para isso, a plataforma NAMU Cursos lançou o curso Marmitas saudáveis: as tradicionais quentinhas em versões equilibradas. Nas aulas você aprenderá receitas de sopas nutritivas, saladas, acompanhamentos, pratos vegetarianos e veganos. Além disso, a professora também dará dicas de composições equilibradas, técnicas para preservar os nutrientes, métodos de cocção, conservação e manipulação de alimentos.