Chegamos a um ponto onde o estoque de recursos utilizados pela população mundial anualmente ultrapassou a capacidade que a Terra tem de se regenerar durante aquele mesmo ano. Este é motivo preocupação em todos os países nas últimas décadas. Entre essas e outras razões que o consumo consciente é uma pauta mais que necessária.

A causa desse esgotamento é o consumo em exagero, que nos levou a uma grande exploração dos recursos naturais do planeta, danificando o equilíbrio ambiental causado pelo esgotamento e pela falta desses recursos. 

Por isso é necessário que a importância das suas escolhas seja sempre reavaliada, porque hoje toda a compra e descarte caso bem ou mal feita de um produto traz consequências positivas e negativas ao meio ambiente, à economia e para a sociedade como um todo. 

O consumo consciente e sustentável é isso: Refletir sobre os nossos hábitos de consumo e as consequências desses atos, quando não são pensados de forma correta.

como praticar o consumo consciente

O que é o Consumo Consciente? 

O consumo consciente possui quatro dimensões: consciência ecológica, economia de recursos, reciclagem e planejamento do consumo.

Ele nada mais é do que consumir melhor. É consumir considerando as consequências ambientais que você trará com aquele ato, maximizando os impactos positivos e minimizando os negativos de suas escolhas.

Entre as práticas desse novo estilo de vida consciente está conhecer a origem do que você está adquirindo e pesquisar quais matérias-primas estão sendo extraídas, para que no descarte final você consiga diminuir a sua produção de lixos. 

Isso quer dizer que você não deve comprar mais nada a partir de agora? Não, pode ficar tranquilo, mas quer dizer que antes de fazer uma nova compra de produto ou serviço é preciso pensar na necessidade e escolha dele com cuidado. 

A frase que sempre deve estar na sua mente: “Eu preciso realmente disso ou será apenas para uma satisfação momentânea?” 

Quer incluir consumo consciente na rotina e se tornar um consumidor sustentável? 

Nós temos algumas dicas para você.

Como incluir o consumo consciente no dia a dia

Planeje melhor as suas compras

Planejando com antecedência é possível comprar menos e melhor. Ser impulsivo não é fazer parte de um consumo consciente, porque assim, você não consegue avaliar se realmente precisa daquele item. 

Dica: Fazer listas de compras pode ser uma forma de conseguir controlar os impulsos. 

Repense suas escolhas

Suas escolhas de consumo geram impactos ao meio ambiente, aos animais e a sociedade, então avalie todas as opções antes de tomar uma decisão de compra. 

Conserte, transforme e reutilize 

Os produtos e embalagens podem ser reutilizados para que menos lixo seja gerado. Tente encontrar novas utilidades a produtos que seriam descartados, mostre toda a sua criatividade.

Separe e recicle 

Por mais que evite você vai gerar lixo, mas separar e reciclar são mais dois passos para diminuir o efeito desses resíduos no mundo e também contribui para a criação de novos empregos. 

Valorize as empresas que reconhecem sua responsabilidade social 

Preço e qualidade do produto são importantes, mas comprar em uma empresa que não tem responsabilidade social com o planeta, animais e funcionários não combina com as práticas de consumo consciente. 

As pessoas ao seu redor também precisam saber 

Repasse essas informações para as pessoas ao seu redor, as práticas do consumo consciente precisam ser disseminadas para que causem diferença e assim possam juntas mudar a lógica atual de produção e consumo.

Faça sua voz valer a pena

Cobre dos políticos e empresas ações que apoiem a prática de consumo consciente.

Valorize a produção local

Tente usar sempre produtos de mão de obra nacional, da lojinha da sua cidade porque além de você saber a procedência, um produto orgânico normalmente gera menos lixo e desperdício.

Lembre-se de evitar canudos e sacolas de plástico. 

Quando queremos cuidar melhor do planeta precisamos repensar todos os hábitos e ações do nosso dia a dia, e toda a contribuição é bem-vinda.

Já ouviu falar no Dia da Sobrecarga da Terra?

Como falamos lá no começo, chegamos a um ponto onde o estoque de recursos utilizados pela população mundial ultrapassou a capacidade que a Terra tem de se regenerar naquele mesmo ano. 

Anualmente a organização não governamental (ONG) Global Footprint Network faz o cálculo para encontrar qual o dia do ano que cada país acaba com os recursos ecológicos que o planeta é capaz de gerar. 

Em 2019, mais um recorde negativo foi batido. No dia 29 de julho todos os recursos que podem ser regenerados pelo planeta em um período de 12 meses já foram utilizados. Nesse momento, estamos utilizando recursos emprestados das próximas gerações. 

Essa data é calculada desde 1986 e todo ano é antecipado. Em 1993 ele ocorreu em 21 de outubro, ou seja em 25 anos os recursos finalizaram 3 meses antes, percebe como é grave? 

Resumindo, o consumo consciente é um estilo de vida voluntário que visa assegurar a sustentabilidade da vida de forma equilibrada. Isso, para que a atual e futuras gerações possam continuar a desfrutar dos recursos do planeta.

Quantos planetas seriam necessários para sustentar o seu estilo de vida? 

Imagine só quantos planetas são necessários para repor todos os nossos gastos diários?

Na calculadora ecológica, Pegada Ecológica, você consegue descobrir a quantidade de planetas Terra que seriam necessárias para sustentar o seu estilo de vida atual, respondendo algumas questões sobre alimentação, moradia, bens, serviço e transportes.  Clique aqui para fazer o teste

Depois conta qual pra gente qual foi o seu resultado! E se decidir consumir de forma sustentável daqui há alguns meses faça o teste novamente e compare. 

Está pronto para ser um Consumidor Consciente? Parte do trabalho é repassar essas informações para seus amigos, então que tal compartilhar nas suas redes sociais?