Você conhece a origem de todos os produtos de beleza que utiliza? Se a resposta for não, é preciso rever essa situação. Na maioria dos casos, os cosméticos convencionais, aqueles encontrados em qualquer perfumaria, contêm níveis altos de substâncias tóxicas para a pele e para o meio ambiente. Por isso, a melhor opção sempre será escolher produtos o menos nocivo possível, como o desodorante natural.

O desodorante natural é a melhor escolha para quem tem uma pele sensível. Os sais de alumínio presentes na composição dos antitranspirantes convencionais provocam alergias terríveis, além da obstrução dos poros na região. Quando isso acontece, a axila acaba por desenvolver infecções que, além de perigosas, podem ser bem doloridas.

Se estiver utilizando desodorantes convencionais e sentir algum desconforto nas axilas, suspenda o uso imediatamente.

O desodorante natural é rico em substâncias benéficas. Além de ajudar a preservar o meio ambiente, conta com as propriedades hidratantes e calmantes dos seus ingredientes. A presença dos óleos essenciais, por exemplo, é uma boa oportunidade para deixar o produto cheiroso. O ideal é escolher ingredientes que ajudem a diminuir o odor. Outra dica é passar mais de uma vez por dia

Ficou curioso? Que tal aprender 4 receitas de desodorantes naturais? Não irá se arrepender!

Receitas de desodorante natural

Desodorante natural com leite de magnésia

Ingredientes

3 partes de leite de magnésia

1 parte de água mineral, destilada ou filtrada

1 ou 2 gotas de óleo essencial de lavanda (opcional, você pode fazer com outros óleos)

Você também vai precisar de um frasco para o produto, de preferência com borrifador

Modo de preparo

Em uma vasilha, adicione o leite de magnésia, a água e o óleo essencial e misture. Misture até criar uma massa homogênea. Feito isso, coloque a massa dentro do frasco.

desodorante natural

Desodorante natural com óleo e bicarbonato de sódio

Ingredientes

Óleo essencial (você pode optar pelo óleo da sua preferência – lembre-se: algumas gotas, sem exagero)

4 colheres de sopa de óleo de coco

1 colher de bicarbonato de sódio

3 colheres de sopa de polvilho (você também pode utilizar o amido de milho)

Modo de preparo

Pegue o óleo de coco, o bicarbonato de sódio, o óleo essencial e o polvilho e misture. Misture até obter uma massa espessa e homogênea. Feito isso, coloque a pasta em um frasco de vidro com tampa.

Desodorante natural com manteiga de karité

Ingredientes

Óleo essencial (você pode optar pelo óleo da sua preferência – lembre-se: algumas gotas, sem exagero)

2 cápsulas de vitamina E

3 colheres de sopa de manteiga de karité

2 colheres de sopa de manteiga de cacau

2 colheres de sopa de amido de milho

3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio

Modo de preparo

Derreta a manteiga de karité e o cacau, assim como o bicarbonato de sódio e o amido de milho. Utilize a técnica de banho-maria para realizar o procedimento. Você pode fazer o banho-maria no forno ou no micro-ondas. Feito isso, misture todos os ingredientes. Misture bem. Em seguida, adicione os óleos essenciais e misture (você pode utilizar o óleo essencial da sua preferência). Coloque a mistura em um frasco limpo (preferencialmente esterilizado) e leve para a geladeira para que a massa pegue consistência. Para finalizar, após passado o período da geladeira, guarde o frasco em um ambiente arejado e longe do calor em excesso, longe do alcance do sol.

Desodorante caseiro em pasta com óleo de jojoba

Ingredientes

5 gotas de óleo essencial da sua preferência

3 colheres de sopa de óleo de jojoba

3 cápsulas de vitamina E

3 colheres de sopa de cera de abelha derretida

2 colheres de sopa de óleo de coco

3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio

2 colheres de sopa de amido de milho

Modo de preparo

Derreta a cera de abelha em banho-maria. Feito isso, adicione o bicarbonato de sódio, o óleo de coco e o amido de milho. Mexa bem esses ingredientes, o objetivo é criar uma massa homogênea. Em seguida, retire a massa do fogo e acrescente, aos poucos, o óleo essencial e a vitamina E. Misture bem os ingredientes. Misture bem até criar uma massa consistente. Para finalizar, coloque o preparado em um pote de vidro com tampa. O ideal é manter o desodorante longe do calor excessivo, longe do alcance do sol.

Fonte das receitas: Juliana Goes, Ecycle, Terra

Gostou das receitas? Que tal aprender o passo a passo de inúmeros outros cosméticos naturais sem sair da sua casa?

No curso online das professoras Daniella Kakazu e Luiza Monteiro, você tem a oportunidade de entrar no mundo dos cosméticos naturais. As aulas contam com o preparo de produtos como manteiga corporal, pomada para dores musculares, bálsamo labial, tônico facial, máscara facial, esfoliante, desodorante, perfume, sabonete e muito mais. Confira já!