fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Estética » Gerais »

Gerais

Como saber se os cosméticos são cruelty free?

Cosméticos cruelty free são aqueles que não foram testados em animais. Existe ainda o cruelty free vegan, que também não têm ingredientes de origem animal
Da redação
01/03/19

Assim como aumenta o número de pessoas que procuram por uma alimentação mais saudável e ética, o crescimento dos cosméticos veganos e cruelty free é notável. É cada vez mais comum indivíduos optarem por produtos de beleza sem ingredientes de origem animal ou que não compactuam com sofrimento e exploração. E essa nova “tendência” chegou para ficar.

Com o fácil acesso às informações, muitas pessoas acabam por abrir os olhos e repensar sobre um assunto que está em pauta: testes em animais. Esses experimentos são realizados com a finalidade de obter um resultado comportamental e físico (reações alérgicas) nas “cobaias”. Para isso, utilizam animais como ratos, coelhos, cachorros, porquinhos da índia e macacos.

Materiais de limpeza, cosméticos e medicamentos estão entre os produtos que fazem testes em animais. A dor e o sofrimento causado por esses experimentos faz com que as pessoas revejam o que têm em casa. Por que não trocar um hidratante que faz testes por um que não faça? Como posso identifica-los?

Cruelty free significa livre de crueldade. Então, cosméticos considerados livres são aqueles que não foram testados em animais. Existe ainda o cruelty free vegan, que são os que não foram testados e não têm ingredientes de origem animal.

cosméticos cruelty free

Como identificar

Identificar um produto cruelty free não é tão difícil quanto parece.

Antes de adquirir o produto, verifique se ele possui o selo cruelty free. Organizações como a Cruelty Free International, Leaping Bunny, Peta Approved e a Choose Cruelty-Free oferecem esse selo às empresas que desejam atestar que os produtos são realmente livres de qualquer crueldade. Isso vale para a formulação química e a produção.

No Brasil, organizações como a Sociedade Vegetariana Brasileira, SVB, também são de grande ajuda para quem deseja abolir do dia a dia produtos testados. O Selo Vegano da SVB é um bom exemplo disso.

Um cosmético que possui esses selos é livre de crueldade. Por isso, toda vez que identificar algum deles, pode ficar tranquilo.

Outro jeito de saber se o produto é realmente cruelty free é ligando para a própria empresa da marca. Eles responderão as suas perguntas.

Agora, se quer sair de casa já com o nome dos produtos liberados na mão, é só pesquisar na internet. Existem inúmeros sites que disponibilizam uma lista com todas as marcas que não testam em animais.

Faça em casa

Uma boa maneira de manter a sua pele leve, bonita e sem culpa, é fazendo os próprios cosméticos em casa. Ao preparar as próprias receitas, você terá em mãos o poder de escolher ingrediente naturais, veganos e livres de crueldade.

O curso online das engenheiras químicas Daniella Kakazu e Luiza Monteiro é uma boa oportunidade para mudar o estilo de vida. Nas aulas você tem a oportunidade de aprender tudo o que precisa no dia a dia. Manteigas vegetais, tônicos faciais, esfoliantes, desodorantes, pasta de dente, enxaguante, perfumes e sabonetes estão entre as receitas abordadas no curso.

Faça a melhor a escolha da sua vida. Mantenha a saúde da sua pele, proteja o meio ambiente e salve a vida de centenas de animais. Tudo está nas suas mãos.


Recomendados
Gerais

Como manter uma rotina de autocuidado para melhorar a autoestima

O autocuidado é uma prática ainda negligenciada...

Estética

Harmonização facial: saiba tudo sobre esse procedimento

Se você tem alguma coisa que não gosta em seu p...