Você já ouviu falar de assoalho pélvico? Trata-se de um conjunto de músculos que possuem como função principal sustentar órgãos como bexiga, útero, intestino e demais localizados na pelve, que é a região baixa do abdômen. 

Quer conhecer a importância dessa musculatura para a mulher e como mantê-la fortalecida? Então acompanhe esse artigo e tire todas as suas dúvidas!

O que é o assoalho pélvico?

Conforme mencionamos anteriormente, assoalho pélvico é um conjunto de músculos que funcionam como uma rede de proteção para os órgãos internos localizados na pelve. 

Para entender onde está localizado, a instrutora de Pilates Viviane Vales aponta que essa é a musculatura que se encontra próxima ao solo quando estamos sentados sobre os dois ossos que estão localizados bem abaixo dos glúteos, os ísquios. 

porque exercitar o assoalho pélvico

Embora seja pouco conhecida, a musculatura têm importância significativa no corpo humano, pois suspende e sustenta órgãos como útero, bexiga, intestino, ovários e próstata, por exemplo. 

Por que devemos exercitar o assoalho pélvico?

Como você pode observar, todos os músculos dessa região formam uma grande “rede de sustentação” ou “cama elástica”. Dessa forma, eles dão apoio para os órgãos tanto na anatomia feminina, quanto na masculina.

Além do suporte dos órgãos de ambos os sexos, o fortalecimento do assoalho pélvico é especialmente importante para prevenir incontinência urinária nas mulheres. Isso porque preserva os órgãos pélvicos (como útero, ovários e bexiga) suspensos e evita que seus ligamentos sejam sobrecarregados.

O fortalecimento dessa musculatura também é primordial para responder adequadamente aos estímulos de pressão que recebemos todo o tempo, como tossir, espirrar, rir, levantar peso etc.

Isso acontece porque através do assoalho pélvico passam os canais da uretra, vagina e reto. Assim, quando contraímos a musculatura, esses canais são estreitados, o que auxilia na continência urinária e fecal.

No quesito sexual, o exercício de contração do assoalho pélvico contribui para a constrição do clitóris e glândulas lubrificantes nas mulheres. Já nos homens, é fundamental para o aumento da pressão sanguínea dentro do pênis.

Assoalho pélvico: como exercitá-lo?

“Imagina o seu assoalho pélvico como um guarda chuva aberto virado de ponta cabeça no chão. Quando eu pedir para você soltar o ar, você vai sugar essa musculatura para dentro como se fosse a imagem do guarda chuva se fechando e subindo”. É o que explica Vales no curso online de Pilates tradicional: do básico ao intermediário do Namu. 

Para contrai-lo dessa maneira é preciso sugar as musculaturas pélvica e abdominal, principalmente do períneo, para dentro na expiração. Ao relaxar, fica perceptível que o assoalho se apoia melhor no solo.

“É uma ativação que se assemelha um pouco com a vontade de ir ao banheiro. Imagine que você está apertado, então, você segura essa vontade e depois relaxa”, acrescenta a instrutora.

como exercitar o assoalho pélvico

A ativação da musculatura do assoalho pélvico pode ser feita em diversos momentos. Por exemplo, esperando o farol abrir no trânsito, fazendo força como se quisesse elevar o órgão genital do acento. Ou, ainda, ao urinar, cortando o jato da urina antes de finalizado. 

Esses são apenas alguns exemplos de momentos corriqueiros em que a contração pode ser feita.

Conectando os músculos internos das pernas, é possível ter uma melhor consciência da musculatura do assoalho pélvico. Vales explica que isso não é uma regra, mas auxilia na percepção. 

Ao pisar corretamente com as bolas das solas dos pés apoiadas no chão, aciona-se a musculatura interna da coxa. E isso estimula essa assimilação do assoalho.

Motivos para o enfraquecimento do assoalho pélvico

Vários são os motivos que contribuem para o enfraquecimento dessa região, sendo o mais comum deles a gestação. Isso porque durante os nove meses o corpo passa a carregar um peso maior do que aquele que está acostumado. Porém, existem outros motivos para o enfraquecimento do assoalho pélvico. Veja a seguir:

  • Envelhecimento natural;
  • Alterações hormonais (menopausa e andropausa);
  • Cirurgia de retirada da próstata;
  • Procedimentos ginecológicos invasivos (cirurgias);
  • Tosse constante.

Consequências do enfraquecimento

O enfraquecimento do assoalho gera uma série de aborrecimentos à saúde, proporcionais à decadência da musculatura. Entre as principais complicações podemos citar a incontinência urinária e a constipação intestinal.

Curso Pilates tradicional: do básico ao intermediário 

Uma das formas mais eficientes de exercitar os músculos do assoalho pélvico é fazendo atividades físicas direcionadas. E entre elas, o Pilates é a que mais oferece benefícios à região.

A boa notícia é que o curso Pilates tradicional: do básico ao intermediário da plataforma NAMU Cursos  pode colaborar com esse fortalecimento. Isso porque ministrado pela instrutora Viviane Vales, os exercícios trabalham com a respiração e controle do centro do corpo. Dessa forma, contribuem para o fortalecimento de membros superiores e inferiores, além de favorecerem o equilíbrio e sustentação.

Esse curso de pilates apresenta técnicas aplicadas no solo, com ou sem uso de equipamentos auxiliares. Assim, o aluno desenvolve todo seu potencial e melhora o equilíbrio corporal e mental. Além disso, também aprimora a percepção da postura para resultados estéticos e terapêuticos.

O método pilates compreende exercícios para educar o corpo e a mente em um trabalho conjunto. Desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates na década de 1920, a técnica tem ganhando cada vez mais espaço no Brasil e no mundo.

Neste vídeo, a instrutora Viviane Vales mostra como o pilates pode ajudar qualquer pessoa a cuidar de sua postura e bem-estar físico. Para adquirir o curso completo, clique aqui.

Agora que você já aprendeu sobre a importância do assoalho pélvico para o corpo humano e sobre a necessidade de mantê-lo fortalecido, que tal começar hoje mesmo a adotar práticas direcionadas à ativação dessa musculatura? Então acesse o site do NAMU e encontre o curso de pilates perfeito para você.