Quem decide começar a correr tem uma dúvida comum na cabeça: como escolher o tênis para corrida? 

Atualmente, existem inúmeras opções, o que deixa a tarefa de encontrar o melhor tênis de corrida dentre os muitos modelos disponíveis um pouco mais difícil.

No mercado há modelos com diferentes tipos de pisada, amortecimento, altura, cabedal, entre outros, mas calma e paciência na hora da decisão final. 

O seu tênis é o seu principal companheiro de treino. Por isso, escolher o modelo certo pode influenciar, e muito, seus resultados. 

Mais do que beleza, marca e cor, é preciso ter em mente que um bom tênis para corrida basicamente precisa:  proteger os pés do esforço das passadas, controlar as sobrecargas e permitir que o corredor desenvolva o máximo do seu potencial.

Outra dica interessante para quem está à procura do tênis é prová-lo nos dois pés, de preferência no final do dia, quando eles estão mais inchados, assim você conseguirá analisar melhor se o modelo não está apertado ou largo demais. 

Escolhendo o tênis para corrida: por onde começar?

Desenvolvidos para amenizar os impactos sofridos pelo atleta durante a atividade, o sistema de amortecimento dos tênis para corrida ajudam a evitar problemas nas articulações, uma vez que a força do impacto gerada pela batida do pé contra o piso podem chegar  a até três vezes o peso do corredor.

Outro fator extremamente importante para garantir a saúde dos pés é escolher um tênis com bastante flexibilidade na parte frontal do solado, pois é ela que garante uma maior aderência e conforto durante a corrida. 

Se você ainda tem dúvidas sobre a melhor opção de tênis para corrida, vem que a gente te ajuda a acabar com todas elas. 

Teste de pisada em tênis para corrida é coisa do passado!

Se você está iniciando no esporte, esqueça o teste da pisada. Apesar do conceito de pisada supinada (quando sua pisada é para fora e para dentro) e pronada (quando sua pisada é para dentro e para fora) ainda existir, ele vem perdendo cada vez mais espaço e importância na escolha de tênis para corrida.

E como você está começando a atividade física agora e ainda não possui um padrão de corrida e seus músculos também não se desenvolveram para o esporte, a probabilidade da sua pisada mudar em pouco tempo é grande, por isso, não se preocupe com isso agora e prefira os tênis de pisada neutra. 

Tênis certo é aquele que fica confortável o seu pé

Se você está decidido a se tornar um corredor e disposto a achar o tênis para corrida certo para chamar de seu, quando estiver na loja, não se limite as suas escolhas entre o modelo mais bonito da vitrine e aquele  que o seu amigo ou vendedor indicaram. 

Experimente o máximo de tênis que conseguir, de todas as marcas, diferentes graus de amortecimento e altura, até encontrar o modelo que proporcione a sensação de conforto que os seus pés merecem.

Tênis de corrida apertado, nem pensar! 

Durante a corrida os pés expandem, tornando-se um pouco maiores que o normal. Por isso, na hora de escolher o tênis para as suas corridas, o mais indicado é optar por modelos mais folgados.  

Afinal, se os pés não tiverem espaço para ‘crescer’ dentro do tênis, o atrito intenso pode causar bolhas, escurecimento das unhas e hematomas, por exemplo. 

Então, lembre-se: nada de tênis de corrida apertado, prefira sempre os modelos mais confortáveis!

O quê analisar na hora de escolher seu tênis de corrida?

À procura do tênis perfeito? Separamos abaixo mais algumas dicas para te ajudar a escolher o melhor modelo para os seus pés. 

  • O tênis mais caro nem sempre é o melhor para você;
  • Experimente diversos modelos e tamanhos diferentes antes de decidir a compra;
  • Dê preferência para os modelos de tênis mais leves, eles são as melhores opções para preservar os músculos e as articulações saudáveis;
  • Mas, atenção! No mercado existem modelos de tênis para treinos e competições que, geralmente são muito mais leves que os demais, mas essa leveza sacrifica o amortecimento que é importantíssimo para preservar as articulações. Então, se você é um corredor alto e pesado, opte sempre por tênis com um bom sistema de amortecimento. Agora, se o seu peso é pena e você está em busca de uma melhora no seu tempo de corrida, vá em frente e experimente o modelo;
como escolher seu tênis de corrida
  • Dispense os modelos no qual a ponta do dedo encosta no bico do tênis de corrida, pois essa parte do tênis não laceia. Deixe pelo menos 1 cm de distância entre dedo e o calçado;
  • A parte de trás do tênis deve ser macia e não ter costura para que não causem possíveis bolhas e machucados nos pés;
  • Para evitar a calosidade os pés por conta do atrito sofrido, o ideal é que a parte do calcanhar do solado tenha no mínimo 2 cm.
  • Preste atenção também nas costuras do tênis para que não fiquem em cima das partes do pé que sofrem maior atrito durante a corrida; 
  • Depois de usado em um treino ou corrida, o amortecimento do tênis tende a ficar comprimido e deformado. Para voltar ao normal, ele precisa ficar cerca de  24 horas sem uso. Ou seja, se você corre todos os dias, o mais indicado é ter um segundo par sempre por perto;
  • Passe os cadarços até os últimos ilhós para minimizar as chances do pé escorregar dentro do calçado, evitando bolhas e machucados;
  • Essa dica não é só para quem vai comprar tênis para corrida, mas qualquer tipo de calçado: prove os sapatos nos dois pés, e sempre que puder compre-os no fim da tarde por conta do inchaço o pé, isso ajuda a garantir o conforto para os seus pés. 

Dispense as imitações! 

Segundo teste realizado pela Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), alguns modelos falsificados de tênis para corrida eram em média 80g mais pesados que o recomendável, além de não terem uma boa ventilação, elevando a temperatura interna do calçado mais que a variação aceitável.

Quer melhorar a sua performance e evitar as lesões durante as corridas? Dê o play e aprenda com a professora Cláudia Faria um exercício para fortalecer a articulações para prevenir possíveis lesões durante a atividade e preparar a musculatura para obter melhores resultados durante a corrida.