A yoga é um conjunto de conhecimentos e exercícios que existe há 5 mil anos e que trabalha o corpo e a mente. Ao unir técnicas de respiração, posturas e exercícios de interiorização, vindos da meditação, a prática é uma arte que traz saúde, paz interior e bem-estar.

São muitos os motivos que fazem com que a yoga tenha sobrevivido tanto tempo e continue conquistando adeptos em todo o mundo. Um deles é a multiplicidade de benefícios que os praticantes podem alcançar.

Entre os vários proveitos que a prática pode ter, hoje vamos falar um pouco mais sobre como funciona o uso da yoga para aumentar a produtividade. Acompanhe!

1. Controle da respiração

Um dos pilares da yoga é a atenção à respiração. Ela é fundamental para equilibrar as emoções, oxigenar o corpo e acalmar a mente. Quando estamos mais calmos e tranquilos, o corpo consegue relaxar e descansar, o que é fundamental na hora de fazer tarefas exigidas no dia a dia profissional.

Quando o trabalho sobrecarrega, o que pode acontecer com frequência, técnicas de respiração de yoga podem ajudar a aliviar um pouco do estresse. Com isso, é mais fácil voltar a produzir com entusiasmo e dedicação.

2. Diminuição da ansiedade

Em uma rotina cansativa e acelerada, estamos sempre pensando no que ainda precisamos fazer, no que acontecerá no dia de amanhã, em todas as tarefas que ainda não foram feitas e muito mais. Ou seja, estamos sempre pensando em tudo, menos no dia de hoje.

Com a prática de yoga, você aprende a se concentrar mais no momento presente, naquilo que está fazendo em um determinado momento. Esse aprendizado é essencial para diminuir a ansiedade e conseguir se dedicar mais ao trabalho.

3. Mais foco e concentração

Outro pilar que permite o uso da yoga para aumentar a produtividade é a meditação. É o momento de relaxar o corpo e trabalhar a mente com calma, equilíbrio e foco no presente. Com isso, é como se a meditação protegesse a mente dos danos causados pela rotina frenética e estreses diários.

Combinando a meditação com as técnicas de respiração, é possível perceber, em pouco tempo, melhoras na concentração e no foco. Com a mente mais calma, é mais fácil se concentrar em uma única tarefa e fazê-la bem. Assim, é possível alcançar um ritmo eficiente de produtividade por mais tempo e com menos esforço.

4. Melhora da qualidade do sono

Muita gente não sabe, mas a yoga é um exercício que exige bastante esforço do corpo. Além de aumentar a flexibilidade, a atividade também trabalha vários músculos e melhora a resistência física. Isso significa que o corpo irá gastar muita energia, o que facilitará uma boa noite de sono.

Mesmo com o cansaço típico de uma atividade física, o treino de yoga promove um relaxamento generalizado. Isso, porque os exercícios são feitos respeitando os limites de cada um, o que faz com que o corpo trabalhe sem exigir mais do que é capaz de realizar.

A sensação de tranquilidade permanece por muito tempo e, com o corpo relaxado e o cérebro mais equilibrado, é fácil perceber uma melhora significativa na qualidade do sono. Noites bem dormidas e reparadoras fazem toda a diferença no dia a dia, de modo que, com elas, é muito mais fácil manter a produtividade.

Por todos esses motivos, cada vez mais pessoas estão aderindo a yoga para aumentar a produtividade. Com pouco tempo de prática, já é possível perceber os resultados, tanto no corpo quanto na mente.

Para ter uma rotina ainda mais saudável e relaxada, confira agora as nossas dicas sobre como lidar com o estresse do dia a dia. Também não se esqueça de conhecer nossos cursos online de yoga.