O que é yoga?

Yoga não é só se movimentar e contorcer o corpo, vai muito além. Com o significado de unir e integrar, os ensinamentos da yoga existem há mais de dois mil anos. A prática ensina a união do corpo, nas mais diversas partes da vida do ser humano, em equilíbrio com a mente. Além disso, também instrui a ter mais respeito com o próximo e harmonia, seja nas ações, pensamentos e palavras.

Quais são os benefícios da yoga?

Assim como o pilates, a yoga traz inúmeros benefícios para o organismo. Ela é capaz de elevar a autoestima e melhorar a concentração. Quer saber mais? Confira:

Ansiedade e estresse

As preocupações do dia a dia são tantas que acabam por gerar resultados não muito agradáveis, como a ansiedade e o estresse. Esses são problemas muito comuns na sociedade atual, mas a yoga é um dos métodos capazes de diminui-los e contribuir para o bem-estar em um todo.

Durante a prática de yoga é possível notar uma tranquilidade momentânea, já que é preciso estar concentrado para realizar todos os movimentos. A respiração correta também ajuda, relaxa o corpo e traz equilíbrio, tanto para o físico quanto para a mente.

Flexibilidade e força

Se está fora de forma no quesito flexibilidade a yoga te ajudará e muito. Enquanto você pratica, os seus músculos ganham elasticidade e se fortalecem a cada dia mais. Mas, ao contrário do que muitos pensam, não é preciso ser extremamente versátil, pois é aos poucos que o corpo fica maleável às posições. Por isso, não se preocupe quando não conseguir realizar alguma postura. Faça de acordo com sua capacidade, sempre com o devido respeito a si mesmo.

Sono

Os exercícios físicos são bons estimulantes para o sono, a yoga também. Por trabalhar o lado mental, a prática traz conforto e bem-estar. Além disso, é capaz de equilibrar a respiração, importante aliada para uma boa noite de sono.

Crescimento espiritual e fluxo energético

Um dos maiores benefícios da yoga é contribuir para o crescimento espiritual de cada indivíduo. O equilíbrio se dá por meio da harmonização de todos os chacras presentes no corpo. Ao executar a prática, verá que a ativação desses chacras, responsáveis pelos fluxos energéticos, acontece gradualmente. Por isso é importante estar ‘puro’ e concentrado para que consiga alcançar o nível desejado.

Quais são os métodos mais conhecidos da yoga?

A yoga possui diversos tipos, entre eles: hatha yoga, kundalini yoga, vinyasa yoga e iyengar yoga. Eles trabalham os asanas (posturas), os pranayamas (técnicas de respiração), a concentração e o relaxamento. Você pode optar por qualquer um deles, mas precisa saber para o que cada método é destinado. O indicado é que antes de iniciar uma aula converse com o professor ou especialista, assim tirará todas as suas dúvidas.

Quem pode praticar yoga?

Não existe limite de idade e nem gênero. Jovens e adultos podem fazer yoga, inclusive crianças e idosos também. Os benefícios não se restringem aos que praticam todos os dias de qualquer maneira, mas aos que realmente entendem o seu significado e a levam com amor e com muita gratidão.

É possível fazer yoga em casa?

Não é preciso sair de casa para executar as posturas, já que existem diversos cursos online disponíveis para você, como os da nossa plataforma. Basta entrar no site e escolher o método que mais combina com o seu estado de espírito. Outra dica é preparar um lugar especial em sua casa. É importante decorar, iluminar e aromatizar o local de acordo com o seu gosto, pois será um espaço de reflexão, relaxamento e crescimento espiritual.

Foto: Raganmd / Flickr