Uma das grandes dúvidas de quem engravida é saber se pode praticar yoga durante a gestação e no pós-parto, e a resposta é sim. O yoga é uma prática universal e contém inúmeros benefícios para todas as mulheres que desejam manter o equilíbrio entre o corpo e a mente.

Para praticar yoga não tem idade e nem gênero. É claro que as posturas, também conhecidas como asanas, devem ser adaptadas às necessidades de cada um. Por exemplo, uma criança não pode realizar movimentos mais complexos, já que exigem mais força e flexibilidade, como a de um adulto. Pessoas com restrições físicas também devem ficar de olho e não abusar na realização dos asanas. É assim com a gravidez, o yoga deve ser adaptado.

Benefícios do yoga

A gravidez é um momento único na vida de uma mulher. É nesse período que o corpo sofre mudanças. O psicológico também é trabalhado. É uma superação a cada dia. A prática de yoga pode ajudar, e muito, a passar pela gestação da melhor maneira possível.

Entre os principais benefícios do yoga estão: fortalecimento dos músculos da região pélvica, importante para a hora do parto e pós-parto; alívio de dores na região da coluna; relaxamento, importante para aliviar o estresse e a ansiedade; desenvolvimento do autoconhecimento, essencial para a vida de qualquer pessoa.

A importância do autoconhecimento

Desenvolver o autoconhecimento e a consciência corporal é importantíssimo na vida das futuras mães. É essencial ter esse olhar individual, conhecer a sua respiração, os movimentos que consegue realizar. Conhecer mais sobre o seu corpo, sobre o seu bebê. O autoconhecimento, inclusive, é imprescindível para o pós-parto. Já que é um momento de adaptação para o novo corpo.

pós-parto

Cuidados durante a gravidez

Antes de realizar qualquer postura de yoga, é preciso consultar um médico. Se ele der o aval, pode praticar à vontade, desde que respeitando as orientações, essenciais para evitar problemas. Praticar exercícios que exigem força no primeiro trimestre pode trazer graves consequências. Além disso, mulheres em gestação de risco, com doenças pulmonares e cardíacas, entre outras situações, devem estar atentas. Lembre-se de evitar asanas com a barriga para baixo, torções mais pesadas e invertidas durante a gravidez.

O pós-parto

A fase do pós-parto também é importante, por isso você deve cuidar da sua saúde física e mental. Praticar yoga realmente ajuda quem deseja ter mais qualidade de vida. O ideal é aguardar um tempo antes de voltar a praticar, o que leva de 6 a 8 semanas. Porém, como cada corpo é um corpo, converse com o seu médico e veja a melhor época para recomeçar as aulas de yoga.

Praticar pranayamas, técnicas de respiração, também é muito benéfico para o pós-parto, pois ajuda a relaxar, a proporcionar verdadeiro bem-estar. Muitas mulheres, logo após o nascimento do bebê, podem ficar desconfortáveis, se sentindo sozinhas, desamparadas. O yoga pode trazer esse amparo que a nova mamãe tanto precisa.

A meditação também pode estar presente no dia a dia de quem está no período do pós-parto. A prática ajuda a manter a mente em paz, o seu interior equilibrado e o seu físico da melhor maneira possível. Meditar ajuda a expandir a consciência e a desenvolver o autoconhecimento.

Volte para os asanas devagar, lembre que agora tem um corpo diferente, com outro peso, outra estrutura. Ao realizar constantemente yoga, notará como o seu corpo desincha aos poucos. Além disso, os asanas no pós-parto são ótimos para melhorar a postura, “fechar” o abdômen e fortalecerdos músculos da região pélvica.

Faça em casa

Anotou todos os benefícios? Que tal começar hoje mesmo sua prática de yoga? Graças a tecnologia, é possível realizar asanas sem sair da sua casa. Os cursos online de yoga do Namu, por exemplo, são uma ótima alternativa para as novas mamães que desejam ter um dia a dia com mais energia e bem-estar, além de manter o corpo e a mente em equilíbrio.

Porém, mais uma vez, lembre-se de ter o aval do seu médico antes de iniciar qualquer tipo de atividade física. Um asana mal feito pode comprometer a saúde. Os professores de yoga do Namu são especialistas na área e podem te dar o suporte que necessita para qualquer situação. Que tal? Não perca mais tempo e mude sua vida hoje mesmo!