O yoga é uma prática universal. Os benefícios de quem realiza o método vão muito além do físico, e isso não se restringe só aos mais velhos. O yoga infantil é um exemplo de atividade que tem crescido a cada ano. Inclusive, é ótimo para quem deseja proporcionar aos filhos um momento de harmonia e novas experiências com ele mesmo.

As crianças passam por inúmeros momentos de estresse, seja na escola ou na rua. Mudança de casa ou de escola, discussões entre amigos, separações dos pais, perda de animais de estimação, são várias as situações que podem deixar os pequenos tristes e/ou nervosos. Além disso, problemas como impulsividade, agressividade, más respostas e falta de respeito com o próximo são cada vez mais comuns no dia a dia das crianças. O yoga pode ajudar.

A prática constante de yoga ajuda as crianças a terem mais consciência sobre o momento presente. Confira outros benefícios.

Autoconhecimento

O autoconhecimento é importante para qualquer pessoa, seja criança ou adulto. Ao contrário de quem nunca pensou, ou teve a oportunidade, em se autoconhecer, os pequenos que crescem sabendo como são, o que querem e quais limites possuem, têm a oportunidade de se desenvolverem com mais facilidade.

Além disso, o autoconhecimento ajuda a ter mais consciência corporal, o que é ótimo para evitar lesões. Só existe vantagens no yoga infantil.

yoga infantil

Respiração

Ter uma boa respiração desde pequeno é muito importante. Respirar corretamente é essencial para a saúde do corpo e da mente, já que ajuda a manter a calma nos momentos difíceis do dia a dia. Uma criança que sabe como respirar direito, tem mais controle sobre os possíveis casos de ansiedade.

Consciência emocional

A consciência emocional está ligada com o autoconhecimento. Saber lidar com as próprias emoções é extremamente importante para um crescimento saudável. Ao praticar yoga, as crianças aprendem mais sobre o que é emoção e a como cuida-la em todas as situações.

Autoestima

A prática de yoga é uma boa forma de aumentar a autoestima da criança. Assim como qualquer outra atividade física, o yoga ajuda a trabalhar a autoconfiança, o que fortalece os pequenos ainda mais.

Concentração

Falta de concentração é muito comum na infância, principalmente em crianças agitadas. Ao praticar yoga constantemente, os pequenos precisam utilizar a atenção máxima para a realização dos asanas, o que ajuda a aumentar a concentração durante o yoga ou qualquer outra atividade do dia a dia.

Afinal, criança pode ou não praticar yoga?

Sim, crianças podem praticar yoga, desde que realizados conforme a idade de cada um. O yoga infantil é diferente do praticado pelos adultos, pois é lúdico. Contação de história, teatro, música, jogos em grupo, tudo isso é feito em uma aula exclusiva para crianças.

Quer conhecer mais sobre a filosofia e a prática de yoga? Nas aulas online de yoga do Namu Cursos você aprende o passo a passo para iniciar o método com professores renomados. Ashtanga, vinyasa, hatha vinyasa, kundalini, superioga e yoga adventure estão entre os tipos de yoga que você encontrará na plataforma. Não perca mais tempo, muda sua vida e da sua família hoje mesmo.