Para manter uma qualidade de vida ideal é preciso mais do que uma boa alimentação. Assim como a ingestão de pratos ricos em nutrientes, a prática de exercícios físicos contribui para o bem-estar e para a manutenção de todo o organismo. Se alimentar de três em três horas e realizar uma caminhada ou outras atividades como o pilates, por exemplo, já é um ótimo começo para estar com a saúde em dia.

Porém, o que fazer quando se quer perder aqueles quilos a mais? Uma boa maneira seria a associação dessas práticas. Engana-se quem acredita que é necessário ficar muitas horas na academia para ter o corpo desejado. Atividades como a dança e a yoga podem ser boas opções de emagrecimento.

O caso da yoga vai além. Além de trabalhar o lado físico, a prática ajuda a manter o equilíbrio da área mental. Ou seja, o corpo pode ficar em completa harmonia e paz interior. Problemas como estresse, ansiedade, depressão, falta de concentração e de flexibilidade também são exercitados. Outra vantagem é que você nem precisa sair de sua casa, já que existem diversos cursos online de yoga prontos para auxiliá-lo no que for preciso.

Mas será que a yoga ajuda a emagrecer? Vejamos:

O que acontece?

A yoga tem benefícios semelhantes aos de algumas atividades físicas. É capaz de contribuir para o bom humor, melhorar a autoestima e desenvolver a consciência corporal. Também trabalha com o fortalecimento dos músculos, essencial para manter uma boa postura e realizar os deveres do dia a dia.

A prática em si não emagrece tanto como uma corrida ou caminhada diária, é preciso ter um conjunto de ações para que se consiga a perda dos quilos. Apesar de não emagrecer, ela contribui para o resultado, principalmente quando as posturas têm mais intensidade, como as posições da vertente Superioga. A disposição e organização são pontos que também devem levados em conta e dependem essencialmente do aluno.

Quando praticada constantemente e seguindo todas as orientações do profissional, o participante verá que os resultados são alcançados rapidamente, se comparados aos levam uma vida desregrada. Cada postura feita na aula é capaz de auxiliar no processo de desintoxicação do organismo e na estimulação do metabolismo.

Controle a ansiedade e o estresse

Outro ponto a ser mencionado está ligado aos transtornos comuns na sociedade atual. A ansiedade e o estresse, muitas vezes, são responsáveis pelo aumento de peso de inúmeras pessoas. Quem sofre com esse tipo de problema normalmente não tem tanta consciência da importância da alimentação saudável. E quando tem não consegue controlar o impulso pelos alimentos mais desejados, que podem estar na lista dos “proibidos” pela quantidade de conservantes e corantes que possuem. Ao trabalhar essas áreas, o aluno ganha percepção daquilo que faz bem ao seu corpo. A saúde do sono melhora e a respiração também.

Faça em casa

Não é preciso gastar muito e nem sair de casa para fazer yoga. Você só precisa de um lugar aconchegante, aquele especial, e um mat. Decore o ambiente, coloque uma roupa confortável e comece os exercícios. Se seu intuito for emagrecer, opte pelas aulas mais vigorosas. O curso de Superioga é um ótimo pedido.

Gostou das informações? Então compartilhe agora mesmo com seus amigos.

Foto: distelfliege / Flickr: Yoga / CC BY 2.0