Longas horas de trabalho ao dia fazem com que as pessoas não tenham tempo para mais nada. Acordar, ir para a empresa, chegar em casa e dormir. Essa seria uma rotina comum de trabalhadores. O que diferencia muitas vezes é o tipo de serviço. Uns ficam de pé em tempo integral ou intercalado, enquanto outros passam de oito a dez horas sentados.

Ficar na mesma posição por períodos prolongados é uma das principais reclamações de quem passa por essa situação diariamente. Dor na coluna e problemas de circulação são corriqueiros, além do aumento de peso. Mas o que fazer quando não se pode levantar da mesa por muito tempo? Existem inúmeros exercícios capazes de aliviar esses sintomas. E, para quem não sabe, as posturas de yoga também são de grande ajuda.

A yoga é uma prática milenar difundida em todo o mundo. Os benefícios vão muito além da mente, já que suas posturas trabalham diversas áreas do corpo. Entre suas vantagens estão a melhora no sistema respiratório e cardiovascular, diminuição do estresse e ansiedade, aumento da autoestima e alívio de dores, como as de coluna.

Assim como os exercícios realizados no escritório, as posturas de yoga também são capazes de diminuir os problemas acarretados pelas más posições adquiridas no trabalho. Não é preciso ter um mat ou ir para um lugar isolado. Basta seguir as dicas a seguir:

Bharadvajasana (torção na cadeira)

Ela pode ser realizada sentada no chão ou então na cadeira. Quando está no escritório, o mais indicado é que faça a variante dessa posição. É importante que fique com a coluna ereta e com os dois pés tocando no solo. Gire o tronco para o lado direito, sem se levantar da cadeira. Em seguida, leve a mão direita para a parte superior da cadeira e após a esquerda, você também pode deixar a mão esquerda no joelho direito. Respire fundo e tranquilamente durante essa posição. Faça para os dois lados.

Urdhva baddhanguliyasana

Também sentado, mantenha a coluna ereta e os pés no chão. Estique os dois braços na altura dos ombros e entrelace os dedos das mãos. Em seguida, vire a palma das mãos para a frente e eleve os braços em direção ao teto.  Continue com a coluna reta e libere toda a tensão que sentir. Foque na respiração lenta e profunda. Volte lentamente.

Retroflexão (sentado na cadeira)

Mantenha a coluna ereta e os pés no chão. Certifique se está bem posicionado na cadeira, para que não escorregue ou caia. Em seguida, jogue os dois braços para trás, entrelace os dedos e una as mãos. Se não conseguir unir as mãos, apenas tente entrelaçar os dedos. Aos poucos, vá descendo os braços em direção ao chão e jogando a cabeça para trás. Expanda o tórax e foque na respiração lenta e profunda. Volte lentamente.

Essas posturas são ótimas para tirar a tensão da coluna, pescoço e cabeça, além de trabalhar os braços. Você também pode meditar durante seu almoço. Assim como essas posições, a meditação ajuda a diminuir o estresse, a ansiedade, melhora o desempenho no trabalho, o bem-estar e fortalece o sistema imunológico.

Se você gostou dessas dicas, o NAMU Cursos oferece diversos cursos de yoga e pilates que podem te ajudar a ter uma vida mais equilibrada, tanto no escritório quanto em casa, com aulas desenvolvidas pensando em quem não tem tempo de ir até um estúdio. Não perca tempo, comece já a dar os primeiros passos para uma vida com mais saúde e equilíbrio.

Foto: Illustir / Flickr / CC BY 2.0