Quando se ouve falar em yoga, logo vêm a mente benefícios como relaxamento, equilíbrio e melhor alongamento. Mas talvez você não conheça um dos maiores benefícios da prática que pode mudar a sua vida: já há estudos indicando que o yoga ajuda a melhorar a memória.

Acredita nisso? Saiba mais neste artigo!

Evidências científicas de que yoga ajuda a melhorar a memória

Em uma pesquisa feita por cientistas dos Estados Unidos e da Austrália, dois grupos de participantes foram colocados para fazer aulas de yoga ou treinamentos para melhorar a memória. Os voluntários foram acompanhados por 12 semanas com testes e exames de imagem.

Ao fim do período, os pesquisadores observaram uma melhora significativa na memória espacial e verbal, além de ter diminuídos os níveis de depressão. Os cientistas atribuem essas melhoras a novas conexões que o cérebro fez entre diferentes regiões durante as práticas de yoga.

Yoga no combate ao Alzheimer

Nesse mesmo estudo, o neurobiólogo Henry Eyre, da Universidade de Adelaide, na Austrália, descobriu que o yoga pode ser uma ferramenta no combate a doenças como Alzheimer.

“Histórica e informalmente, sempre se achou que o yoga estava relacionado a envelhecer bem. Mas esta é a demonstração científica desse benefício. Nós estamos convertendo a sabedoria histórica no alto nível de evidências necessário para que médicos comecem a prescrever uma terapia para seus pacientes”, declarou o pesquisador em uma matéria do jornal Daily Mail.

Nessa pesquisa, os participantes fizeram sessões de 20 minutos de yoga e praticavam mais 20 minutos de meditação em casa. O estudo demonstrou também que os voluntários que participaram das sessões de yoga souberam lidar melhor com o estresse. Esse é um benefício muito importante, pois está diretamente ligado à memória.

“Quando você tem perda de memória, pode ficar muito ansioso por isso, o que pode levar à depressão”, explicou, na mesma matéria, a coautora do trabalho Helen Lavretsky. Ela é pesquisadora no Instituto Semel de Neurociência e Comportamento Humano da Universidade da Califórnia.

Relaxamento do yoga ajuda a melhorar a memória

Além de melhorar as conexões entre as diferentes áreas do cérebro, o yoga ajuda a melhorar a memória também por meio de outro mecanismo. Por conta dos exercícios de alongamento e, principalmente, pelos de respiração, o yoga promove um relaxamento profundo em seus praticantes.

Concentrada durante toda a aula, com foco exclusivo em seus movimentos e sua respiração, a pessoa consegue desacelerar a mente. Isso proporciona um descanso mental intenso no momento da prática e ensina o aluno a manter a mente no presente em outros momentos de seu dia.

Um estudo publicado no periódico The Journal of Neuroscience, em maio de 2016, comprovou a relação entre o estresse crônico e a perda de memória.

Ao contrário do estresse agudo (uma situação de acidente, por exemplo), o ser humano consegue se adaptar ao estresse crônico de intensidade moderada — aquele que todos vivem no dia a dia. Isso faz com que consigamos suportá-lo por muito mais tempo. Enquanto isso, ele está consumindo nossa memória.

A prática de yoga e o relaxamento proporcionado pela atividade é uma ferramenta para combater esse tipo de estresse. Logo, uma poderosa maneira de proteger o cérebro dos efeitos danosos do estresse crônico.

Já conseguiu perceber como o yoga ajuda a melhorar a memória no seu dia a dia? Sentiu outros benefícios da prática? Conte sua experiência nos comentários e não deixe de conhecer nossos cursos online de yoga.