Para muitas pessoas a produtividade e o descanso são termos completamente antagônicos. Mas isso é um engano. Relaxar é uma necessidade imperiosa. Afinal, é por meio do relaxamento profundo que conseguimos ‘resetar’ a mente e deste modo prepará-la para um período de produtividade mais eficaz e satisfatório. 

No entanto, com o agitado ritmo de vida que levamos, fica cada vez mais difícil se desligar completamente das nossas tarefas. 

Já que a correria, compromissos e contratempos do dia a dia podem nos levar a um estado contínuo de tensão e stress. Todo esse acúmulo nos faz, facilmente, entrar num piloto automático. O que pode ser bastante prejudicial para a saúde física e emocional. 

Se você tem sentido o desgaste tomar conta do seu corpo e mente, saiba que existem algumas técnicas de yoga capazes de ativar de forma natural o relaxamento profundo para que você possa ter um descanso verdadeiramente reparador. 

Esse é o caso do yoga, que por meio dos exercícios respiratórios, posturas e relaxamento da mente nos remete a um estado constante de auto-observação, integração com tudo que nos rodeia e com nossa autoconsciência. 

Já outras modalidades da prática trabalham o relaxamento físico por meio de determinadas posturas com o controle da respiração

É importante lembrar que o principal objetivo da yoga vai muito além da prática física e, com assiduidade, o autoconhecimento e a consciência corporal tornam-se mais presentes. 

Veja quais são as técnicas de yoga mais aplicadas para relaxamento profundo

Ásanas para relaxamento profundo

Exercícios físicos que fortalecem o corpo, aumentam a flexibilidade e agilidade, além de prevenir contra diversas doenças físicas e emocionais. Os ásanas também desbloqueiam áreas tensas que podem estar impedindo o fluxo da sua energia vital.

Pránáyáma

São exercícios respiratórios aplicados à reeducação dos músculos envolvidos na respiração. A prática melhora a absorção do oxigênio e age diretamente sobre a energia do corpo. 

Yoganidrá

Esta técnica é uma prática de sono consciente. Na qual aprende-se a relaxar cada músculo do corpo, trazendo equilíbrio entre o sistema sensorial e a presença de um estado de despertamento interno.

Posturas para alcançar o relaxamento profundo

Para quem se interessou pelos benefícios que o Yoga pode trazer para a sua vida, confira abaixo algumas dicas e posições para o relaxamento profundo do corpo e da mente. Escolha um local calmo e certifique-se que não terá interrupções. 

Balasana ou Postura de Criança

Por relaxar o sistema nervoso, as costas e os ombros. Esta é uma postura de descanso que ajuda a relaxar e ter um sono de qualidade. 

Para fazer a Balsana comece na posição ajoelhada com os joelhos ligeiramente afastados um do outro. Estique os braços à frente da sua cabeça e deixe que seu tronco relaxar sobre as coxas. Apoie a testa no chão e respire profundamente pelo menos três vezes nessa posição.

Dica: se o seu bumbum não encostar no calcanhar, utilize um cobertor dobrado embaixo dos glúteos. Isso vai ajudar na sustentação do tronco e relaxar. 

posição para relaxamento profundo

Supta Baddha Konasana ou Deusa Reclinada 

A posição alivia a sensação de estresse, depressão e ansiedade. Além de ativar a circulação e estimular o funcionamento dos órgãos digestivos e abdominais. Também ajuda a aliviar os sintomas da menopausa e da menstruação.

Para fazer o Supta Baddha Konasana deite-se de costas, dobre os joelhos, junte as solas dos pés. Com cuidado, deixe os joelhos afastados e os braços caídos nas laterais do corpo. Respire fundo e expanda até o abdômen inferior.

Dica: caso a posição não fique muito confortável, coloque um travesseiro ou um cobertor enrolado debaixo de cada um dos joelhos para ajudar no relaxamento. 

Paschimottanasana ou Alongamento para frente

A postura melhora a flexibilidade dos músculos posteriores das pernas e das costas, o que ajuda a alcançar o relaxamento profundo e ter uma noite tranquila de sono. 

Para iniciar o Paschimottanasana sente-se, inspire profundamente, alongue o tronco expirando e contraindo o umbigo em direção a coluna, e incline  o tronco para frente. 

Estenda as mãos para frente até onde conseguir, sem forçar as pernas ou a região lombar. Lembre-se que o objetivo não é tocar nos dedos dos pés, mas alongar a coluna e as pernas.

Dica: se a posição ficar muito desconfortável, sente-se sobre um bloco ou cobertor para suavizar os joelhos e os músculos posteriores. 

Savasana ou Posição do Cadáver 

A posição que relaxa e rejuvenesce o corpo e a mente, ainda ajuda a baixar a pressão arterial, o que ajuda a reduzir a insônia, as  dores de cabeça, a ansiedade e a depressão.

Para fazer a Savasana, deite-se de costas e com os pés separados na largura dos quadris, deixando as pontas dos pés relaxadas e viradas para fora. Durante a postura, os braços devem ficar relaxados nas laterais do corpo e as palmas para cima. 

Dica: se tiver dificuldade para relaxar as costas coloque um cobertor enrolado ou uma almofada debaixo dos joelhos.

Como respirar durante a prática da postura

Quando estiver fazendo as posições, respire fundo pelo nariz e expire pela boca para liberar todo esforço do seu corpo ou da sua mente.

Benefícios da prática diária do yoga 

  • Diminuição do estresse e da ansiedade
  • Prevenção de doenças psicossomáticas
  • Melhora de doenças respiratórias
  • Alívio de pressão alta
  • Melhora do sono
  • Autoconhecimento e paz interior
  • Prevenção de doenças cardiovasculares
  • Tratamento de esclerose múltipla
  • Ajuda a combater as doenças infecciosas

Quer ter uma boa noite de sono? A professora Renata Zanotto ensina exercícios de respiração e posturas de yoga para te ajudar a acabar com a insônia, aliviar a tensão e dormir muito melhor. Dê o play!

cursos de yoga