Com a rotina cada vez mais atarefada (em que vivemos) é preciso encontrar alternativas para otimizar e render mais o nosso tempo, pois, assim, conseguimos espaço na agenda para fazemos algo e nos manter mais saudáveis e equilibrados. Neste sentido, a relação entre a prática do yoga e a disciplina na vida pode oferecer soluções para esses conflitos.

Com pouco tempo da prática do yoga já é possível perceber os resultados no cotidiano e esses benefícios vão além do bem-estar físico. Entenda como:

O que é yoga?

O yoga é uma prática milenar com conhecimentos de mais de cinco mil anos. Além de ser uma atividade física, com benefícios para a saúde do corpo, é uma filosofia de vida que trabalha o equilíbrio mental e emocional.

Unindo técnicas de meditação, posturas que trabalham o corpo e práticas de respiração, as aulas de yoga buscam integrar o indivíduo consigo mesmo. É uma prática extremamente inclusiva, podendo ser feita por qualquer pessoa, sem limitações físicas, de idade, gênero ou gosto pessoal.

Quais os principais benefícios da prática de yoga?

O yoga apresenta inúmeros benefícios para quem pratica, entenda alguns em três níveis:

Físicos

A atividade ficou muito conhecida por suas posturas desafiadoras, mas cada posição de yoga tem um significado para quem pratica. Cada movimento é pensado com foco em alguma área do corpo e tem objetivos diferentes; seja para trabalhar a flexibilidade, melhorar a respiração, controlar a pressão arterial e fortalecer o sistema imunológico.

Mentais

Apesar de trabalhar com movimentos feitos pelo corpo, o yoga também é extremamente benéfico para a mente. Isso porque as técnicas de respiração melhoram a concentração, diminuem o fluxo de pensamentos, reduzem o estresse e ajudam a manter a calma em momentos de tensão.

Emocionais

Os benefícios emocionais da prática de yoga são inegáveis. Além de reduzir o estresse, o praticante aprende a viver no momento presente, o que diminui sua ansiedade, e ele pode observar um aumento na autoestima ao perceber evoluções contínuas em sua prática.

Como yoga ajuda a ter mais disciplina?

Com tarefas cada vez mais frequentes e prazos menores, é preciso ter disciplina para conseguir otimizar o seu tempo e fazê-lo render, de acordo com as expectativas. Nesse sentido, a prática de yoga pode ser extremamente benéfica.

A prática de yoga em si requer disciplina porque seus resultados são percebidos ao longo das aulas. E essa disciplina pode ser tanto física quanto mental. Física, no sentido de permanecer presente e concentrado na tarefa que está executando, mesmo que ela requeira muito tempo. Mental, no que diz respeito à produtividade e alcance de metas pessoais, na compreensão de que a força vem de dentro e que cada um possui pontos fortes que podem ser aplicados no cotidiano, inclusive no trabalho.

Muitas vezes a falta de disciplina está associada à autodepreciação e ao entendimento de que não é possível realizar muitas obrigações, por exemplo. Aprender a viver no momento presente, tomar consciência dos limites e capacidades individuais e adquirir uma mente mais centrada são frutos que podem ser colhidos por meio do yoga.

Dessa forma é possível realizar mais tarefas e executá-las com mais qualidade, o que representa um aumento na produtividade. Além disso, é mais fácil encarar desafios e não desistir ao primeiro sinal de dificuldade e manter uma certa ordem e tranquilidade dentro da rotina, por mais exaustiva que ela seja.

Entendeu a relação entre yoga e disciplina na vida? Aplicando os conhecimentos desenvolvidos com a prática é possível ter um vida mais equilibrada, sentir-se em paz consigo mesmo e, ainda assim, alcançar metas pessoais e superar desafios! Aproveite a oportunidade para começar a praticar yoga em casa e ter uma vida mais equilibrada!