Você está em busca de uma modalidade de yoga que exercite o corpo inteiro, por dentro e por fora de uma forma mais ativa e, além disso, melhore a concentração e reduza o estresse? O power yoga pode ser o que procura!

Na verdade, ele é uma variação do yoga, porém mais dinâmica, ideal para quem aprecia a prática, mas sente necessidade de algo mais intenso. Por isso, tem sido muito praticado nas academias de ginástica — por ser, essencialmente, um tipo de yoga mais vigoroso.

Ele conta com a influência de outros métodos, como ashtanga vinyasa, que se baseia na execução de movimentos fluídos, sincronizados e com sequências mais conectadas.

Sendo assim, vamos falar, neste artigo, sobre o que é essa prática e quais são seus benefícios para a saúde. Acompanhe!

Objetivo do power yoga

O objetivo dessa modalidade de yoga é promover um forte trabalho muscular e aeróbico, sem deixar de lado a concentração e respiração muito exercitados no yoga, nas suas modalidades mais tradicionais.

Sua prática está indicada para aquelas pessoas que buscam a filosofia do yoga, porém visando a definição muscular e a queima calórica, já que os asanas são executados em um espaço curto de tempo e não em movimentos vagarosos, como no yoga tradicional.

Diferença entre yoga e power yoga

Como qualquer outro sistema de yoga, o power yoga busca o autoconhecimento por meio dos asanas (posturas) e pranayamas (exercícios respiratórios), usados na prática como ferramentas para trabalhar o corpo físico e expandir a visão interior. Contudo, trata-se de uma variação onde os movimentos são mais intensos, exigindo mais esforço físico.

Isso não quer dizer que para a prática de power yoga o praticante tenha que ser um atleta, de forma alguma! Apesar de a prática exigir, sim, mais esforço físico, a aula pode ser adaptada ao ritmo do aluno de acordo com as condições e capacidades de cada um.

Benefícios do power yoga

Facilita o emagrecimento

A prática de yoga permite um controle maior sobre a ansiedade, que muitas vezes, dependendo do grau, pode levar as pessoas a comerem muito mais que necessitam. Além disso, por se tratar de uma atividade física e uma modalidade de yoga mais vigorosa, contribui também para o gasto calórico.

Promove o condicionamento físico

Durante a prática de power yoga, muitas posturas — os asanas — são executadas de forma dinâmica, favorecendo e contribuindo para a melhora do condicionamento físico do aluno. Isso, consequentemente, vai contribuir para melhorar o desempenho na execução das tarefas diárias.

Promove o fortalecimento muscular e a flexibilidade

Pelo fato de os asanas (posturas de yoga) serem praticados de maneira sequencial e mais rápida, o power yoga contribui para o fortalecimento do tônus muscular do corpo de uma forma integral, bem como melhora a flexibilidade.

Melhora o sono

Os exercícios de relaxamento e meditação fazem parte de qualquer prática de yoga, o que contribui para uma boa noite de sono. Além disso, a prática aumenta a produção de melatonina, hormônio que regula o sono, contribuindo para melhorar a sua qualidade.

Alivia dores

As posturas de yoga, adotadas na prática do power yoga, beneficiam a consciência corporal, fazendo com que o praticante tenha uma percepção maior sobre seus movimentos durante o dia. Com isso, é possível corrigir problemas posturais e evitar dores no corpo, decorrentes de vícios e maus hábitos.

Equilibra o sistema endócrino

O power yoga equilibra o sistema endócrino do organismo, controlando a produção do cortisol e da adrenalina, que em excesso comprometem a saúde. A prática, com seus exercícios de relaxamento diminui o estresse, responsável por elevar os níveis desses hormônios no organismo.

Controla a pressão arterial e os batimentos cardíacos

O asanas (posturas de yoga), executados nessa modalidade, são feitos de forma mais vigorosa, existindo, além do fortalecimento muscular e melhora da flexibilidade, um bom trabalho aeróbico. Por conta disso, ocorre uma melhora na circulação sanguínea e, consequentemente, na pressão arterial e nos batimentos cardíacos.

E então, gostou deste artigo sobre o power yoga? Gostou de saber sobre os benefícios dessa modalidade de yoga? Então assine nossa newsletter e receba todas as nossas atualizações. Produzimos com frequência textos interessantes como este!