A gravidez é um momento especial na vida de uma mulher. É também nesse período que o corpo sofre com algumas mudanças que, apesar de normais, podem geram desconfortos para a futura mamãe. Dor nas costas, pernas e pescoço, além de inchaços e insônias são bastante comuns durante a gestação.  Porém, com simples atividades, é possível aliviar as dores e proporcionar uma boa noite de sono e a preparação adequada para a chegada do bebê.

Assim como o pilates, o yoga é a prática ideal para a mulher que deseja relaxar o corpo, livrar-se da tensão e ganhar mais conforto. Certos tipos de posturas podem ser realizados por qualquer gestante, nos três trimestres, se liberados pelo médico.

Atenção: é de extrema importância fazer o acompanhamento pré-natal antes de iniciar qualquer atividade física. Evite praticar exercícios pesados nos três primeiros meses da gravidez. Mulheres com doenças cardíacas e pulmonares, sangramento uterino, cérvix incopetente, dilatação do colo e com gestação com risco de prematuridade também devem ficar atentas.

Gestantes que sofrem com alguns dos problemas citados acima, ou com qualquer outro, podem optar pelas posturas restaurativas, que são caracterizadas “por maior tempo de permanência”. Essas posições ajudam a relaxar, energizar e harmonizar o corpo e a mente, além de aliviar sintomas de estresse, ansiedade, angustia e exaustão.

Preparada? Confira duas posturas restaurativas para diminuir os desconfortos durante a gravidez.

Observação: para realizar esses exercícios, é necessário que tenha em mãos blocos de yoga, cadeira, parede e almofadas (manta, se preferir). Opte por roupas confortáveis (que não apertem ou que não sejam largas o suficiente para atrapalhar a prática). Uma dica também é escolher um local calmo, espaçoso, para que consiga deitar, e sem muita interferência externa.

Meia-ponte

Deite no mat devagar com as pernas e os braços esticados. Em seguida, apoie os pés no chão, paralelos à largura do quadril, e levante suavemente a bacia. Os pés devem estar a um palmo de distância dos glúteos.

Mantenha os joelhos na mesma linha dos pés. Suba e desça a coluna lentamente, não é preciso forçar demais. Coloque um apoio embaixo da cabeça e um bloco entre os joelhos. Inspira, sobe. Expira, desce.

Repita o exercício por, pelo menos, seis vezes. Após a realização da postura, permaneça por dois minutos.

Cachorro olhando para baixo

Fique em frente a uma cadeira e segure firme com as mãos. Caminhe para trás, até forma um v invertido. Dobre um pouco os joelhos e deixe a coluna reta. Respire tranquilamente. Permaneça por algum tempo nessa posição.

Criança na cadeira

Ao terminar as respirações, ajoelhe-se. Coloque a manta em cima da cadeira. Afaste os joelhos e coloque os dedos dos pés para trás. Cruze os braços e apoie a cabeça sobre os braços. Joelhos abertos e sente-se. Permaneça na postura.

Esses exercícios fazem parte da prática da professora Anne Sobotta. Para aprender mais e desfrutar de todos os benefícios que o yoga pode proporcionar, inscreva-se no curso online Yoga para gestantes – Bem-estar físico e emocional durante a gestação.