Os chacras são pontos responsáveis pelo fluxo energético do corpo. Por meio deles é possível equilibrar cada área do ser humano, como emocional, sexual, física e espiritual. Distribuídos ao longo da coluna vertebral, entre os principais chacras destacam-se muladhara, swadhisthana, manipura, anahata, vishuddha, ajna e sahasrara.

O equilíbrio de todos os chacras é essencial para a fortalecer e auxiliar no processo de crescimento interior de cada ser humano. Uma das maneiras utilizadas para esse equilíbrio, além da ativação desses pontos, é a yoga e meditação. Porém é essencial estar “puro” para que cada objetivo seja alcançado.

Como a ativação ocorre de maneira crescente e individual, é aconselhável que ao iniciar as posturas e mantras o indivíduo esteja concentrado em cada ponto que almeja despertar.

Conheça os sete chacras:

Muladhara

O muladhara é o chacra básico. Conhecido pela cor vermelha e localizado na base da espinha dorsal, é responsável pela região da pélvis, pernas e órgãos reprodutores. É por meio deste chacra que se faz a conexão com o mundo terreno. Tanto o físico quanto o emocional melhoram quando há equilíbrio neste chacra.

Swadhisthana

O swadhisthana corresponde a cor laranja. O chacra sacro, como também é conhecido, fica localizado na região do umbigo e é responsável pelas ações, ideias e poder pessoal. Além disso, uma vez equilibrado, tem o poder do amor e está diretamente ligado ao sistema reprodutivo.

Manipura

O manipura ou chacra do plexo solar está localizado na região do diafragma. Esse chacra corresponde a cor amarela e é responsável pelo poder e vontades do ser humano, ou seja, da personalidade de cada um, é nele que o ego se encontra. Também é com ele que as pessoas têm a capacidade de dominar sobre sentimentos como a tristeza.

Anahata

O anahata também é o chacra cardíaco. Relacionado a cor verde e localizado na região do coração, é conhecido como um dos pontos energéticos mais poderosos do corpo humano, já que é por ele que também se conectam o lado físico e espiritual. É responsável pelos sentimentos e emoções e coordena os movimentos da zona do peito e braços.

Vishuddha

O vishuddha, também conhecido como laríngeo e relacionado a cor azul, é o chacra do pescoço ou garganta. Ele é responsável pelas expressões humanas. É por meio dele que se exteriorizam os pensamento e sentimentos, por isso corresponde a vocalização e a comunicação.

Ajna

O ajna, ou chacra frontal, corresponde a cor índigo e é responsável pela mente e intuição. Localizado na região das sobrancelhas, é associado ao terceiro olho, ou seja, a visão, capacidade intuitiva e imaginação.

Sahasrara

O sahasrara, ou coronário, está localizado no topo da cabeça e corresponde a cor violeta. Ele é considerado o mais importante entre os chacras, já que faz a ligação entre os restantes dos pontos energéticos, além do ser humano com o divino e o universo.  É por meio dele que podem ser captadas as energias espirituais.

Deseja saber mais sobre os chacras e aprender a ativar cada um? Conheça o curso Vinyasa yoga e os chacras. Ministradas pela professora Kathy Lobos, as aulas ensinarão o passo a passo da ativação, além de diversas posturas da prática.

Foto: maf04 /Flickr