Muitos procuram fugir do estresse das grandes cidades realizando atividades prazerosas em meio à natureza, e o trekking é um exemplo delas. A prática consiste em caminhar por determinados períodos (longos ou curtos) em áreas não urbanas, normalmente em montanhas, trilhas ou florestas.

O trekking é uma ótima alternativa para quem deseja equilibrar o corpo e a mente, afinal, o contato com a natureza acalma toda a tensão e proporciona grande bem-estar. Porém, é preciso ficar atento a algumas dicas para não correr o risco de se machucar ou de se perder no meio do percurso.

O primeiro a se levar em consideração é o condicionamento físico de cada um. Apesar de ser liberado para qualquer pessoa, seja jovem ou idoso, é preciso saber como o seu corpo se encontra. Se é sedentário, inicie a caminhada por uma trilha mais leve, sem solos muito íngremes. Agora, se já é expert ou é praticante de atividades físicas, pode se jogar em aventuras mais exigentes.

O que levar

Você também deve ficar atento aos utensílios que levará durante a caminha. Entre eles:

  • mochila de ataque ou cargueira
  • cantil
  • roupa adequada (calça, camiseta, meias)
  • jaqueta impermeável
  • tênis ou bota para caminhada
  • bussola
  • chapéu ou boné
  • bastão de caminhada
  • lanche energético para caminhada
  • barraca
  • utensílios para cozinhar

Tudo depende do tempo da sua aventura. Por isso, é imprescindível estar bem preparado antes de qualquer trekking.

Benefícios do yoga

O yoga pode ser um ótimo método para quem deseja iniciar, ou aprimorar, a prática de trekking. Inclusive, existem vários grupos que sobem montanhas para realizar yoga. Quer saber quais são os benefícios? Confira:

Aumenta a concentração

A concentração é parte essencial na vida do ser humano, inclusive daquele que pratica trekking. Uma pessoa sem concentração tem dificuldades em realizar qualquer atividade, até mesmo aquelas mais simples, como ler um livro.

Para realizar os asanas é preciso estar centrado e focado no momento. Ao praticar yoga constantemente, verá como a sua concentração aumentará em todas as áreas da sua vida.

Fortalece os músculos

Não é novidade que o yoga é uma atividade de baixo impacto. Mas quem disse que não pode fortalecer os músculos? Assim como o pilates, as posturas de yoga ajudam a aumentar a flexibilidade, alongar o corpo e tonificar os músculos.

Se você procura por uma atividade que prepare o seu corpo para longas caminhadas, o yoga é o pedido certo.

Melhora a respiração

A respiração é a peça chave para qualquer coisa que façamos, seja no dia a dia ou em atividades que exijam mais condicionamento físico. Respirar bem equilibra o organismo, ajuda a eliminar toxinas, alivia sintomas de estresse e ansiedade, relaxa e ainda contribui para a concentração.

Respirar bem em atividades como o trekking é de extrema a importância para manter a calma e o bom funcionamento do organismo. Ou você já viu alguém conseguir escalaminhar uma montanha extremamente nervoso? Não mesmo.

Aumenta a consciência corporal

Conhecer o próprio corpo é essencial para a realização de atividades físicas. Como já foi alertado, é muito importante saber o condicionamento físico, pois só assim conseguirá escolher a prática mais adequada para o momento.

O yoga é um método para quem deseja ter autoconhecimento e consciência corporal. Os asanas realizados nas aulas ajudam a se comunicar consigo mesmo e conhecer o próprio limite.

Quer conhecer mais sobre a prática de yoga e desfrutar de todos os benefícios? Confira o curso online da professora Claudia Faria Yoga para praticantes de atividades físicas e fortaleça corpo e mente.

Foto: skeeze / Pixabay / CC0 Creative Commons