Se você encara o trânsito diariamente sabe o quanto é difícil manter a calma diante de congestionamentos ou motoristas apressados e irritados. Não é nada fácil conter o ímpeto de buzinar ou domar a vontade de esbravejar. São situações comuns, mas tóxicas como essas, que podem levar ao estresse emocional e físico.

De fato, você não pode evitar os transtornos causados pelo trânsito, mas pode reduzir o impacto dessas ocasiões estressantes com o yoga. Por isso, listamos cinco benefícios do yoga para você descobrir como essa prática pode ser o ponto de partida para você relaxar e sentir-se mais leve. Confira:

1 – Libera as energias negativas

Emoções negativas como medo, raiva e culpa são algumas das principais causas do estresse. O yoga ajuda a exteriorizar esses sentimentos, mesmo que você não perceba. Quando você pratica as posturas de relaxamento, seu corpo libera a tensão emocional, evitando o acúmulo dessas sensações. À medida que reequilibra as energias, você alcança uma sensação de calma e prepara a mente e o corpo para enfrentar a maioria das situações de estresse do dia a dia.

2 – Reduz a ansiedade

O estresse e a tensão nos fazem respirar de forma rápida e superficial, o que maximiza a ansiedade. O yoga nos ensina a respirar de forma mais eficaz, usando toda a nossa capacidade pulmonar. Este processo se chama respiração consciente e é um dos métodos utilizados pela prática para reduzir a ansiedade e estabilizar a frequência cardíaca. A proposta é simples e eficiente: você aprende a controlar a respiração para acalmar os pensamentos.

3 – Ensina a relaxar

Quando estamos estressados ou ansiosos, a mente fica ocupada e inquieta. Este ritmo acelerado compromete nossa capacidade de reflexão e, não raro, nos faz perder o controle em situações de pressão. Com a prática do yoga, por meio da meditação e as posturas de relaxamento, desenvolvemos uma maior consciência dos padrões mentais. Ou seja, ao longo do tempo, com a repetição, você começa a desenvolver novos hábitos e a buscar um estado interno mais tranquilo.

4 – Exercer a paciência

O yoga como uma filosofia de vida também ensina a exercer a paciência e a tolerância, o que contribui para uma atitude mais positiva em relação ao coletivo. Quando você sintoniza o corpo e a mente, você se sente mais consciente das suas necessidades e também do mundo a sua volta. Quanto maior essa conexão, maior a sensação de bem-estar e harmonia e a sua disposição para enfrentar os desafios do cotidiano.

5 – Diminui problemas físicos

O estresse no trânsito também ocasiona alguns problemas físicos, como dores na coluna, desânimo, cansaço e até mesmo distúrbios digestivos. A prática do yoga fará com essas dores diminuam e até desapareçam. A tendência é que você mude a sua forma de encarar os percalços do cotidiano, encarando-os de forma mais positiva.

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