Tradicionalmente, o yoga é uma prática individual, na qual cada praticante, no espaço reservado de sua esteira, combina posturas físicas, técnicas de respiração e meditação. Mas, aos poucos, um novo estilo de “fazer yoga” tem conquistado adeptos que são atraídos pela ideia de absorver os benefícios do yoga em companhia do parceiro, amigo ou familiar.

O yoga em dupla, ou yoga parceiro, como também é conhecida a modalidade, é ideal para quem busca uma maior conexão com o próximo, e uma prática mais descontraída. Se você já pensou em explorar essa atividade na companhia de alguém, confira os benefícios:

Traz benefícios físicos e emocionais

Se você faz yoga com outra pessoa, os benefícios podem ser surpreendentes. O yoga em dupla é um exercício de doar e receber que ajuda a respeitar melhor os seus próprios limites e o do outro. Nesta forma interativa, concentrada e ao mesmo tempo divertida de se relacionar, é possível melhorar a saúde física, mental e emocional.

Proporciona um treinamento mais intenso

Estudos sugerem que o yoga é uma maneira segura e eficaz de aumentar a flexibilidade e o equilíbrio. Praticar em dupla permite tornar o treinamento ainda mais intenso em relação aos estímulos de força, tração e elasticidade. É o momento em que se estimula a consciência corporal de uma maneira diferente do que se costuma fazer e tem se um estímulo a mais que ajuda a ampliar os movimentos. Será o parceiro quem vai puxá-lo e estica-lo ao longo da permanência nas posturas e, em alguns casos, sustentará todo o seu peso em técnicas que exigem força muscular.

Ajuda a expandir a confiança

Você e seu parceiro se desafiarão fisicamente e emocionalmente, colocando o corpo nas mãos um do outro. Neste sentido, trabalhar em conjunto eleva a sua capacidade de confiar, visto que dar e receber apoio aproxima as pessoas e as torna mais solidárias. Ao mesmo tempo, você aprenderá a tentar coisas novas e a confiar nos outros, inclusive, no que se refere às suas emoções.

Fortalece o relacionamento

Se você praticar com o seu parceiro, o yoga pode ter um efeito positivo em seu relacionamento que se estende muito além do físico. Os exercícios em conjunto exigem que os casais prestem atenção no momento e trabalhem juntos em direção a objetivos comuns. Essa cumplicidade eleva os níveis de confiança e fortalece a comunicação.

Reduz a ansiedade e o estresse

O yoga ajuda a diminuir o estresse e a reduzir a ansiedade, mas quando praticada em dupla, se conquista um bônus especial graças ao poder do toque. Segurar a mão de uma pessoa com a qual estamos conectadas proporciona um alivio imediato do estresse. Além disso, o yoga em dupla permite momentos de leveza e descontração e o treinamento se torna mais prazeroso.

Se você gostou dos benefícios que o yoga em dupla pode proporcionar, convide já seu parceiro, amigo ou um parente e inicie a prática. De preferência, escolha aquela pessoa que vai ser uma motivação constante na sua busca por uma melhor qualidade de vida. Aproveite também para fazer uma incursão pelo nosso site e conferir nossos cursos de yoga online.

Foto: Dave Rosenblum / Flickr: Yoga / CC BY 2.0