Apesar de ser de difícil definição, a yoga é uma atividade que envolve o corpo, a mente e o espírito. Ela busca integrar esses diferentes aspectos, colocando o praticante em contato consigo mesmo a partir da realização de exercícios físicos para o controle da respiração e da atenção.

Tudo isso faz com que a atividade gere benefícios como a melhoria de doenças ou a atenuação de sintomas, sensação de relaxamento e diminuição do estresse e da ansiedade.

A seguir, apresentaremos alguns dos benefícios da yoga. Confira:

1. Ensina a respirar melhor

Para respirar não precisamos nem pensar. Por mais positivo que isso seja, há um lado negativo: dificilmente damos atenção à nossa respiração e, consequentemente, à forma como ela se relaciona a estados de estresse e relaxamento. Além de como ela facilita ou dificulta a realização de alguns movimentos.

A yoga ensina a respirar de forma tranquila e profunda. Também a como ter controle sobre a respiração, possibilitando que a pessoa mude a forma de como respira, tudo para conseguir chegar a um estado de relaxamento ou consiga evoluir na própria prática.

2. Ajuda a relaxar

Seja por motivos pessoais ou profissionais, as pessoas vivem em um constante estado de estresse. Isso ativa o sistema nervoso simpático, que acelera os batimentos cardíacos e aumenta a pressão arterial, além de fazer crescer a concentração de adrenalina e açúcar no sangue.

A partir da associação da respiração correta (tranquila e profunda) com movimentos, a yoga ajuda a quebrar o círculo do estresse e faz com que a pessoa relaxe, aumentando a sensação de bem-estar. Dessa forma, a yoga também atua sobre as doenças causadas pelo estresse, como problemas cardiovasculares, hipertensão e doenças autoimunes, tornando o praticamente mais saudável e com mais qualidade de vida.

3. Promove o senso de autoeficácia

A autoeficácia é um conceito psicológico que diz respeito à convicção que a pessoa tem de que é capaz de realizar determinada tarefa. A partir do domínio da respiração e de determinados asanas (poses da yoga), a yoga possibilita que a pessoa passe a ter mais convicção de que consegue, sozinha, restaurar seu estado de calma e relaxamento e, assim, minimizar os efeitos do estresse.

4. Contribui para diminuição da ansiedade

Mais uma vez, a respiração tem um importante papel. Porém, não é apenas por meio dela que a yoga ajuda a diminuir a ansiedade: a prática trabalha com a ideia de presença e atenção.

Já no início de uma aula, há um momento de meditação ou interiorização que tem por objetivo fazer com que a pessoa se desligue de tudo o que aconteceu até ali e de tudo o que fica para fora da sala de yoga. O intuito é que possa se concentrar apenas na prática.

Durante a execução dos exercícios, o praticante também é incentivado a manter o foco nos movimentos e a não prestar atenção nem mesmo no que os colegas de yoga estão fazendo. Isso é feito, entre outras formas, por meio da orientação de manter o olhar em um ponto fixo ou fechar os olhos e manter o olhar entre as sobrancelhas.

Ao exigir concentração naquilo que se está fazendo no momento, a prática faz com que a pessoa vá, aos poucos, deixando de pensar nas várias outras coisas que precisa fazer ou resolver. A partir disso, ocorre a diminuição da ansiedade.

Gostou de saber um pouco mais sobre os benefícios do yoga? O NAMU Cursos oferece diversos cursos de yoga, do básico ao mais avançado, para que você possa aprender e praticar onde e quando quiser.