O yoga é uma técnica que envolve o trabalho do corpo e da mente e ajuda a conduzi-los a uma evolução natural, que pode ser obtida com o tempo. E para chegar nessa etapa de crescimento, a pessoa não precisa apresentar, necessariamente, certas facilidades na realização das posturas, ou asanas, mais avançadas do método. Vai muito além.

Quer descobrir quais são os fatores para a prática avançada de yoga? Continue a leitura!

Tempo de treino

O yoga avançado não é só realizar asanas complexos. São os aspectos mais simples, como a forma que você se prepara para cada postura e o ajuste corporal, que definem o seu progresso.

Além disso, o controle da respiração é fundamental para a prática avançada de yoga. Você deve inspirar pelo nariz e expirar pela boca em um ritmo contínuo e profundo.

Mas não desanime, tudo isso é adquirido com o tempo. A ascensão para um nível mais elevado do método leva, aproximadamente, de cinco a dez anos de exercício contínuo.

Resiliência

Definida como a capacidade de se readaptar após alguma mudança, a resiliência acontece quando um aluno consegue restabelecer o equilíbrio do corpo e da mente. Isso mesmo diante das dificuldades exigidas na prática. Se possuir essa característica, isso significa que está caminhando para o yoga avançado.

Capacidade de integração consigo mesmo

Quando você pratica yoga, a sua capacidade de integração pessoal passa a ser cada vez mais forte. E um dos exemplos claros é quando consegue controlar os seus desejos e atitudes do dia a dia. Até mesmo a forma de se relacionar com o próximo.

Meditação

Meditar envolve concentrar a sua atenção na respiração, relaxar e livrar a mente de possíveis distrações. É a busca pela estabilidade mental e estado de consciência. É estar pleno. E é assim que um praticante de yoga avançado deve estar, com um poder de concentração intenso. Se a mente está inquieta, o indivíduo passa a focar no momento presente.

Para atingir um nível elevado, portanto, é necessário um trabalho constante que envolva todos os elementos que compõe o yoga, como a execução de movimentos mais simples, a atenção em si mesmo, o equilíbrio mental e corporal e, principalmente, a meditação.

Posicionando-se contra o que muitos acreditam, a prática avançada de yoga não envolve a realização de asanas complexos ou quase impossíveis de serem executados. O avanço está muito mais voltado ao seu autoconhecimento, vivência e visão mais clara de quais são os seus objetivos nessa prática.

Faça em casa

Agora que você já sabe mais sobre a prática de yoga avançada, que tal começar hoje mesmo? Evolua de maneira progressiva, sempre respeitando o limite do seu corpo.

Entre em contato conosco, conheça nossos cursos online de yoga e usufrua dos benefícios dessa técnica sem precisar sair de casa!