Quando você pensa em meditação, logo vem à sua cabeça aquela imagem clássica em posição de lótus sem se mexer? Pois saiba que ela não reflete completamente a realidade. Isso porque existem várias outras formas de realizar essa prática. Você já ouviu falar na meditação em movimento?

Em linhas gerais, ela corresponde a um conjunto de atividades que você provavelmente já conhece mas nunca associou a esse nome. É o caso, por exemplo, do yoga, do pilates, do tai chi, do chi kung e até de práticas como a caminhada meditativa.

Todas elas são capazes de trazer uma série de benefícios para a saúde da mesma maneira que a meditação clássica. Por serem realizadas em movimento, podem se encaixar muito bem às suas necessidades e preferências, além de poderem ser praticadas em grupo.

Mindfulness

Apesar de não ser considerada uma prática 100% meditativa, já que envolve outros aspectos, o mindfulness também pode ser aplicado como meditação.

Mindfulness é um estado mental, é chamado de atenção plena. É vivenciar o momento presente, sem julgá-lo, e aproveitá-lo da melhor maneira possível. A prática de meditação mindfulness pode ser realizada de várias formas, e uma delas é em movimento.

Quer conhecer os benefícios dessas práticas? Veja, a seguir, as 5 principais razões para praticar a meditação em movimento.

1. Melhora a concentração

Por ter seu foco na respiração e em gestos específicos, a meditação em movimento contribui imensamente para o aumento da sua concentração. Trata-se de algo essencial tanto para a vida pessoal quanto para a profissional. Após se acostumar com essa prática, torna-se natural aplicar suas técnicas em outras atividades do dia a dia, como nos estudos ou no trabalho.

2. Reduz a ansiedade e o estresse

O ponto mais importante da meditação em movimento gira em torno de posicionar você no presente, eliminando preocupações com o futuro e o passado. Isso proporciona um equilíbrio bastante saudável que contribui para a redução da ansiedade e do estresse, dois grandes vilões da saúde da mente e do corpo.

3. Aumenta a qualidade do sono

A meditação em movimento é capaz de proporcionar um nível de relaxamento muito positivo, algo crucial para ajudá-lo a dormir melhor. Se você sofre de insônia ou possui o sono errático, pode considerar inserir essa prática no seu cotidiano a fim de voltar a dormir bem. Basta realizar os movimentos antes de deitar e após despertar.

4. Fortalece os músculos

Durante o dia, nós utilizamos os músculos constantemente. Portanto, é fundamental exercitá-los com uma boa frequência. Isso pode ser melhorado com a prática da meditação em movimento, que é capaz de trabalhar a flexibilidade dos músculos por meio de alongamentos. Se você sente que está precisando se mexer mais, essa pode ser uma excelente solução.

5. Otimiza a circulação sanguínea

O transporte do sangue pelo corpo potencializa uma série de atividades importantes. Por exemplo, o cérebro precisa desse impulso para funcionar bem, resgatar memórias específicas e ajudar nas atividades rotineiras. A prática da meditação em movimento também consegue estabilizar sua pressão sanguínea, prevenindo doenças cardiovasculares.

Então, o que acha de incluir a meditação em movimento no seu dia a dia? É um caminho para aproveitar os benefícios de uma maneira bastante ativa de várias formas diferentes. Conheça o nosso curso Mindfulness:meditação em movimento e sinta os benefícios na prática.

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