O Hatha Yoga pode ser um bom pedido para quem tem vontade de praticar yoga e não sabe por onde começar. A prática é uma variação do Yoga no Ocidente – considerada a mais popular. Os movimentos são mais fáceis de serem executados, se comparados a outros estilos.

Neste post, vamos falar sobre esse tipo de yoga que é mais apropriado para começar a treinar, visto que lhe conduzirá, gradualmente, às práticas iniciais relacionadas a respiração, concentração e meditação.

O que é Hatha Yoga

Também conhecido como Hatha Vidya, o Hatha Yoga foi introduzido no século XV, na Índia, pelo yogi Swatmarama. Trata-se de uma variação do Yoga, baseada na prática de asanas — que é definida como um conjunto de posições para nos mantermos confortáveis e estáveis. Ele é praticado com o objetivo principal de conquistar a vitalidade e a boa saúde física e mental.

Benefícios do Hatha Yoga

Os benefícios do Hatha Yoga vão além do fortalecimento e da elasticidade dos músculos. Confira quais são!

1. Fortalece e alonga a musculatura

Apesar de não serem somente esses os objetivos da prática, ela fortalece e alonga as musculaturas do corpo, gerando, automaticamente, energia e saúde.

2. Amplia a consciência corporal

Com a prática, o aluno de Yoga adquire autoconhecimento e vai detectando alguns sinais mais evidentes de tensão muscular. Com isso, ele se torna capaz de controlar as variadas situações de estresse que se apresentam.

3. Promove o equilíbrio do chacras

Os chacras são centros de energia que se localizam no perispírito — responsável por ligar corpo e espírito. Quando estão equilibrados, por meio da prática de posturas (asanas), colaboram para integrar corpo, mente e espírito.

4. Evita um fluxo contínuo de pensamentos que prejudicam o foco

A prática de Yoga tem como um dos seus objetivos, por meio da meditação, evitar uma sucessão de pensamentos — que faz com que, muitas vezes, desviemos nosso foco do que é realmente importante. Quando o praticante chega a esse estado, é possível sentir uma sensação de paz e felicidade.

5. Melhora a postura

A prática do Hatha Yoga beneficia a postura, contribuindo para o alívio da dor, principalmente para aqueles que sofrem de problemas crônicos. A prática adequada de asanas tem como uma de suas funções promover um efeito calmante e relaxante.

Posições de meditação do Hatha Yoga

Confira as posições utilizadas na prática do Hatha Yoga!

1. A posição da cobra (bhujangasana)

Na posição de cobra, devemos deitar com as palmas voltadas para o solo na direção dos ombros. Os cotovelos devem ficar dobrados e mantidos próximos ao corpo. A técnica deve ser de inspirar e esticar levemente os braços para levantar o peito do solo — mantendo o umbigo encostado no chão. O praticante deve contrair os glúteos.

2. A posição do barco (Navasana)

O praticante deve se equilibrar, sentado, elevando as pernas e o tronco, formando um ângulo de 45° com o chão, em seguida deverá elevar os braços, mantendo-os paralelos ao solo.

3. Posição da árvore (Virksasana)

É também uma posição de equilíbrio, onde as pernas do praticante simbolizam o tronco e, os braços, os ramos da árvore. O praticante deve se manter equilibrado em apenas uma perna e dobrar a outra, colocando a planta do pé no tornozelo ou na coxa. As mão ficam juntas, na altura do peito.

4. Posição de cachorro olhando para baixo (Adho Mukha Svanasana)

Conhecida como posição de saudação ao sol — assim como a da cobra. A prática consiste em levar os braços e pernas separados ao tapetinho, formando um V invertido.

5. Posição de triângulo (utthita trikonasana)

Trata-se de uma posição de alongamento lateral. O praticante deverá abrir as pernas e esticar seu tronco para a direita, inclinando-se — para frente ou para trás — e colocando a mão direita até o ponto que conseguir chegar (como panturrilha, tornozelo ou pé).

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