Sem tempo para ler? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post.

A sociedade é acometida cada dia mais por diversos tipos de transtornos mentais. Isso traz mudanças no comportamento de cada pessoa, podendo prejudicar a rotina de trabalho, convivência com a família e vida pessoal.

Para mudar essa situação, é possível utilizar a prática dos diversos tipos de yoga como um complemento ao tratamento dessas doenças, desde que liberados pelos médicos. Quer saber mais a respeito? Continue a leitura!

Quais são os principais tipos de transtornos mentais?

Os transtornos mentais são conhecidos pela alteração e anormalidade no desempenho da mente e podem ocorrer em qualquer idade, não importa onde a pessoa resida. Eles são capazes de atrapalhar qualquer área da vida de quem os têm, como física, sentimental, emocional etc.

Os motivos do surgimento desses tipos de transtornos podem ser muitos e vão desde uma perda familiar, desemprego, término de relacionamento, assalto, entre outros traumas. Cada doença mental tem suas características e pode reagir de diferentes formas no organismo. Vejamos:

Depressão

É um transtorno de humor caracterizado pelo sentimento de tristeza intensa e prolongada, sensação de fracasso, incapacidade, inferioridade e diminuição da autoestima. Além da perda da vontade de realizar tarefas que costumavam ser agradáveis.

Ansiedade

É caracterizada pela preocupação e nervosismo excessivo, frequente e prolongado.

Síndrome do pânico

É uma variação do transtorno de ansiedade. Quem a tem apresenta pavor em estar diante de algumas situações, podendo até mesmo vir a desenvolver fobias. Acompanha sintomas físicos, como dor no peito, náuseas e falta de ar. Além do medo de ficar louco e da sensação de morte iminente.

Bipolaridade

Também é classificado como transtorno de humor, apresentando mudanças bruscas no temperamento. Podem ocorrer dois episódios, sendo eles:

  • episódios de mania- com sensações de agitação, insônia, euforia, vontade de fazer várias coisas ao mesmo tempo;
  • episódios depressivos- apresenta isolamento, tristeza e falta de ânimo.

Transtorno Obsessivo Compulsivo

Conhecido também como TOC, caracteriza-se pelos pensamentos obsessivos, fazendo com que a pessoa realize ações repetidamente para aliviar os pensamentos e sintomas de ansiedade, estresse, angústia, entre outros.

Lembrando que todos esses transtornos devem ser diagnosticados e acompanhados por especialistas, como um psicologo ou psiquiatra. Só assim é possível receber um tratamento adequado para cada situação.

Como o yoga pode ajudar?

Atualmente, existem alguns estudos que comprovam os benefícios do yoga para pessoas com transtornos mentais, apresentando maior impacto em problemas como ansiedade e estresse. Ele tem o poder de auxiliar nos tratamentos das diversas doenças mentais, ou seja, complementando o método indicado por um especialista.

No livro Yoga Sutras, Patanjali diz: “yoga é a inibição das modificações da mente. As modificações da mente são de cinco tipos e são dolorosas ou não dolorosas […] Dor, desespero, nervosismo e respiração difícil são sintomas de uma condição mental dominada por distrações”. As modificações citadas são semelhantes aos sintomas dos transtornos.

O yoga é uma atividade diversificada que apresenta variações com resultados semelhantes. Além disso, não se trata apenas de uma atividade física, pois também apresenta práticas psíquicas, como a meditação. A prática auxilia no conhecimento do corpo e da mente, de maneira a aprender a controlá-los, e ajuda a atingir um equilíbrio mental. Dessa forma, proporciona melhor qualidade de vida aos seus praticantes.

Então, é possível concluir que o yoga é uma prática que apresenta grande influência positiva na mente de um indivíduo, contribuindo para o tratamento dos diversos tipos de transtornos mentais. Sendo assim, conduz para melhor equilíbrio mental e, por consequência, para uma melhor qualidade de vida.

Tem interesse na prática de yoga e em seus benefícios? Clique aqui para conhecer os diferentes cursos online de yoga para fazer parte dessa atividade incrível!