Na correria do mundo moderno é bem difícil termos um tempo para conseguir cuidar de nós mesmos. O estresse com o trabalho e com as responsabilidades podem se tornar verdadeiros vilões na nossa qualidade de vida, e sem dúvida alguma as atividades físicas podem ajudar a combater os efeitos negativos de uma vida desequilibrada.

O Yoga Integral, por exemplo, combina exercícios de respiração, posturas e meditação para atingir todas as áreas do ser. Sua prática garante o bem-estar físico e mental, e os primeiros benefícios já podem ser vistos nas primeiras semanas.

No post de hoje, falaremos mais sobre esse tipo de yoga e como ele pode ser uma importante ferramenta no seu cotidiano. Interessado para saber mais? Continue lendo!

O que é Yoga Integral e quais são seus benefícios?

Como citamos, o Yoga Integral mistura exercícios de respiração (pranayamas), posturas (asanas) e meditação para cuidar de todas as áreas da nossa vida.

Os exercícios de respiração (pranayamas) procuram fazer com que o praticante tenha maior controle da sua mente. Pessoas que possuem ansiedade ou dificuldade para controlar os seus pensamentos podem se beneficiar bastante nesse tipo de atividade.

Já as posturas (asanas) são os tradicionais movimentos que vemos os yogis realizarem. Contudo, diferentemente das outras vertentes do Yoga, aqui as posições são mais fáceis e mais amigáveis para os iniciantes.

Os benefícios das posturas são imensos: há o aumento da flexibilidade, o fortalecimento de vários agrupamentos musculares, o aumento da consciência corporal e uma poderosa sensação de relaxamento e bem-estar.

Por fim, nós temos a meditação, que também ajuda a controlar a mente e dar uma sensação de bem-estar e de controle para o praticante. Durante os últimos vinte anos, centenas de pesquisas científicas foram realizadas comprovando os benefícios dessa atividade.

Para citar alguns desses benefícios acerca da meditação, nós podemos mencionar: o aumento da disciplina, a redução (e prevenção) do estresse, a melhora no sistema imunológico, a melhora no humor, o aumento da estabilidade emocional, o ganho de clareza, entre muitos outros.

Como você pode ver, o Yoga Integral pode ser um dos primeiros passos que você pode tomar para ter uma excelente qualidade de vida.

Como utilizar o Yoga Integral para ter resultados reais no corpo e na mente?

Para atingir os benefícios que citamos, não tem segredo! Basta praticar as aulas de Yoga Integral regularmente durante a semana.

Quanto aos equipamentos necessários, você só precisa de um tapete (mat) de Yoga para começar. Note que esse acessório não é indispensável, mas sem dúvida ele pode dar um maior conforto para o praticante.

Assim como qualquer outra atividade física, é fundamental que exista constância. Os benefícios citados só podem ser atingidos quando há um comprometimento.

Com apenas algumas semanas de prática (levando em consideração que o praticante realize o Yoga Integral de duas a três vezes na semana), já é possível observar e sentir grandes resultados.

Normalmente, uma aula típica para iniciantes começa com alguns exercícios de respiração e, em seguida, passa para alguns asanas que devem ser realizados por breves períodos. No final, há uma sessão de meditação.

Essa atividade pode ser realizada ao ar livre e em qualquer outro lugar que você desejar.

E aí? Ficou interessado na Yoga Integral e deseja começar a praticar logo? Aproveite e conheça os nossos cursos!