Nunca se falou tanto em yoga como hoje. Com rotinas cada vez mais estressantes e corridas, as pessoas estão procurando atividades que as ajudem a controlar a ansiedade, a começar uma prática nova e até mesmo a incrementar os resultados de quem já pratica exercícios regularmente.

Atletas profissionais e amantes da boa forma estão cada vez mais preocupados não apenas com a saúde física, mas com a saúde emocional e mental, justamente o que a yoga trabalha.

Cursos voltados especialmente para promover os benefícios do yoga para quem pratica atividades físicas estão se tornando mais populares e conquistando mais adeptos. Confira alguns desses benefícios.

Melhora o equilíbrio

Várias posturas da yoga trabalham a coordenação motora, a estabilidade e o equilíbrio. Este último é um elemento fundamental para atletas. Além do equilíbrio emocional adquirido por meio de exercícios de respiração e introspecção, o equilíbrio do corpo, um dos benefícios da yoga, também pode ser alcançado com mais facilidade.

Essas posturas procuram alinhar o corpo de forma adequada, evitando desgastes musculares e lesões nas articulações, muito comuns em atletas.

Ajuda no ganho de força

A prática de yoga é uma atividade que trabalha apenas com o corpo. Apesar de, algumas vezes, contar com o auxílio de bloquinhos ou cintos, o corpo é o principal “instrumento”. As posturas, feitas em sequência e voltadas para a permanência, ajudam no ganho de força e tonificam o corpo.

Além de trabalhar também no fortalecimento dos órgãos internos, a yoga promove a resistência ao focar nos limites do corpo de cada um e na resiliência ao permanecer na postura e procurar sempre evoluir.

Aumenta a flexibilidade

A flexibilidade está diretamente ligada à amplitude de movimentos do corpo. Ou seja, está relacionada aos próprios limites do corpo humano. Praticantes de atividades físicas buscam sempre melhorar seus resultados e evoluir, certo?

A flexibilidade, além de prevenir lesões, permite que o atleta evolua dentro de sua modalidade e desafie a si mesmo constantemente.

Com toda certeza, alguns movimentos ficarão mais leves e os músculos ficarão mais fortes e resistentes, evitando lesões e rupturas.

Promove a consciência corporal

Um dos principais benefícios da yoga diz respeito à consciência corporal. Através de posturas de equilíbrio, força, flexibilidade, respiração e meditação, você passa a ter mais consciência de seu corpo, dos seus limites e seus pontos fortes.

Com mais consciência do seu corpo e das suas limitações, o atleta adquire mais controle. A yoga, ao contrário de muitas modalidades esportivas, é uma atividade focada na conexão entre corpo e mente.

Aliada ao esporte, ele pode ser uma estratégia de evolução, uma vez que trabalha não apenas o exterior, mas o interior também.

Aprimora a respiração

Em toda prática física, a respiração é um fator essencial. A respiração, além de oxigenar o corpo, também é responsável por ajudar a controlar emoções e sensações. Com o yoga, o simples ato de inspirar e expirar se torna uma ação consciente e benéfica.

A respiração consciente é importantíssima para atletas, especialmente em exercícios que exigem muito do corpo e da mente. Aprender a controlá-la e executá-la de forma correta pode aprimorar a performance durante o exercício físico, melhorar os resultados e ajudar a controlar a ansiedade antes de competições.

Viu como os benefícios da yoga também são voltados para praticantes de atividades físicas? Unindo os ensinamentos da prática com os exercícios físicos já conhecidos, você pode melhorar seu rendimento de uma forma saudável e eficiente.

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