Existem diversos tipos de yoga, os quais aplicam ritmos diferentes e focam em características específicas dessa prática, como força, equilíbrio, postura e concentração. Uma dessas modalidades alia movimentos rítmicos com bastante esforço físico e meditação, que basicamente definem o que é vinyasa yoga.

Vinyasa, do sânscrito “colocar em prática”, é uma técnica do yoga que aplica posturas (asanas) para uma meditação em movimento, a qual se torna estática no final da aula, estimulando o relaxamento e a concentração (dhyana e dharana).

Quer saber mais sobre essa modalidade de yoga? Continue a leitura e conheça quais são os principais pontos.

Quando surgiu o vinyasa yoga?

O vinyasa yoga é uma modalidade desenvolvida por Tirumalai Krishnamacharya, mestre indiano reconhecido também por introduzir o yoga contemporâneo especialmente no Ocidente.

Um dos discípulos de Krishnamacharya, Srivatsa Ramaswami, é o autor de “O livro completo de Vinyasa Yoga”, título que imortalizou a prática.

Ramaswami ajudou a inserir o yoga no Ocidente e, para isso, concluiu que a técnica precisava ser apresentada de modo mais agressivo para conquistar esse público que gosta de praticidade.

Assim, o vinyasa estimula primeiramente o corpo de maneira disciplinada e constante para, em seguida, alcançar um nível mais sutil e que conecte o físico com a mente.

Quais são os diferenciais desse método?

O vinyasa yoga é derivado do hatha yoga, assim como muitas outras modalidades. No entanto, o que o torna diferente é o planejamento e as transições entre as posturas.

Nessa técnica, o ritmo da aula tem uma sequência fluida e crescente, ou seja, um início preparatório com posturas básicas e aumento da dificuldade conforme a capacidade do aluno até atingir a asana principal — o que resume o que é a prática.

Todo movimento e trabalho corporal é executado em sincronia com a respiração e, assim, é possível alinhar esses fatores com o ritmo da mente. Nas aulas de vinyasa yoga, não existem séries fixas, ou seja, o professor tem liberdade para inserir posturas diferentes, o que resulta em muito movimento.

Quais são os benefícios do vinyasa yoga?

Entre as vantagens de praticar o vinyasa yoga está o desenvolvimento de força e muita flexibilidade. A concentração no corpo e na mente, assim como o controle da respiração, também são pontos muito trabalhados nessa modalidade desde a primeira aula.

Dessa forma, você consegue aplicar o que aprende durante os exercícios na sua rotina, deixando-a muito mais leve e pacífica.

Com o tempo, esse tipo de yoga auxilia na intensa conexão entre o físico e o mental. Além disso, como a respiração é controlada e estimulada durante toda a aula, a capacidade pulmonar e a resistência física ficam muito elevadas.

Agora que você já sabe o que é vinyasa yoga, é só começar! Mas, para ter a certeza que você vai desfrutar de todos os benefícios da prática, escolher uma escola com reputação é essencial. Por isso, conheça o Namu Cursos, uma plataforma que oferece aulas de yoga online de alta qualidade para pessoas que desejam uma vida mais equilibrada e com bem-estar.

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