“É preciso manter o corpo e a mente em equilíbrio”. Quem nunca ouviu essas palavras? A questão é que não é só mentalizar para que isso aconteça, é preciso ir além. Muitas vezes, porém, esse desequilíbrio não é só um problema físico, mas sim interno. E é exatamente nesse ponto que o kundalini yoga pode ajudar.

O kundalini yoga, ou yoga da consciência, é uma prática milenar que a cada dia mais ganha mais notoriedade nos países ocidentais, como o Brasil. O método ajuda a trabalhar com a expansão da consciência, além acordar e equilibrar a energia vital. Quando praticado corretamente, o kundalini yoga tem o poder de ativar os sete principais chacras.

Para ter uma prática completa, o kundalini yoga utiliza métodos como mantras, asanas, bandhas, pranayamas e kriyas no decorrer das aulas.

Basicamente, os mantras são sons, ou vocalizações, que ajudam a energizar o corpo. Segundo Yogi Bhajan, “mantras não são coisas pequenas, os mantras têm poder. Eles são vibrações da mente em relação ao Cosmos. A ciência do mantra é baseada no conhecimento de que o som é uma forma de energia que possui estrutura, poder e efeito nos chacras e na psique humana”.

Asanas são as famosas posturas do yoga. Os bandhas é um conjunto de técnicas (contrações) que ajuda a ativar diferentes partes do corpo. Pranayamas são técnicas de respiração responsáveis pela energização do corpo humano (ajudam a ativar os chacras). Já os kriyas são séries de posturas, respirações e sons que atuam para alcançar um resultado específico.  

Kundalini yoga e os chacras

O kundalini é um “centro” de energia. Tem como símbolo uma serpente enrolada na base da coluna. É preciso que essa energia esteja sincronizada para ativar os chacras, entre eles os sete principais, isso por meio de técnicas como os pranayamas e os asanas. Você também pode ativar os chacras com os mantras.

Muladhara (chacra básico – cor vermelha), swadhisthana (chacra sacro – cor laranja), manipura (chacra do plexo solar – cor amarela), anahata (chacra cardíado – cor verde), vishuddha (chacra laríngeo – cor azul), ajna (chacra frontal – cor índigo) e sahasrara (chacra coronário – cor violeta) são os sete principais chacras que todo ser humano tem. Eles estão localizados ao longo da coluna vertebral.

Cada um é responsável por diferentes áreas do corpo. O muladhara, por exemplo, é responsável pela pélvis, órgãos reprodutores e pernas. É o que faz a ligação com o mundo terreno. Já o anahata, que está localizado próximo ao coração, é um ponto energético poderosíssimo. Ele conecta o lado físico e mental e é responsável pelas emoções e sentimentos.

kundalini yoga

Benefícios do kundalini yoga

Assim como qualquer outro método do yoga, o kundalini proporciona inúmeros vantagens para o corpo e para a mente. Porém, é preciso praticá-lo com uma certa frequência para sentir os verdadeiros benefícios. Confira alguns.

Melhora a respiração

Muitos não sabem, mas ter uma boa respiração é importante para a qualidade de vida. A prática constante de kundalini yoga ajuda no processo de respiração, faz com que ela seja boa e fluída. Isso por conta dos pranayamas, técnicas de respiração, que são trabalhados durante as aulas.

Alivia o estresse e a ansiedade

Quem nunca ficou estressado e ansioso? Esses dois problemas são muito comuns nos dias de hoje, principalmente nas grandes metrópoles.

O kundalini yoga, com a ajuda de algumas técnicas, alivia toda a tensão e proporciona grande bem-estar. Deixa a mente leve e tranquila e o corpo relaxado. Como utiliza os pranayamas durante o método, também ajuda a regular a respiração, que contribui para o relaxamento.

Autoconhecimento

O autoconhecimento é importante na vida de qualquer pessoa. Sem conhecer o seu próprio eu, fica difícil realizar algum desejo, algum sonho. A imersão que o kundalini yoga faz é tão grande, que ajuda muitas pessoas a se encontrarem, a descobrirem o que realmente querem. Além disso, é uma ótima prática para aprender a lidar com as próprias emoções, saber como agir e o que fazer no momento certo.

Mantém o equilíbrio entre o corpo e a mente

Como já foi dito, o kundalini yoga ajuda a ativar os chacras. Esses centros energéticos são responsáveis por manter o equilíbrio em um todo, ou seja, do corpo e da mente. Tudo está interligado.

Uma pessoa que está em desarmonia, sente os sintomas em suas emoções e no corpo, o que pode gerar quadros de alergias e transtornos. O kundalini yoga pode manter o equilíbrio, purificar o sangue, liberar toxinas e tirar da mente todos os pensamentos negativos.

Gostou das informações? Conheça nosso curso online Kundalini yoga básico: aliviando o estresse e a ansiedade e desfrute de todos os benefícios que o método pode te proporcionar. Todas as aulas são ministradas pela professora Subagh Kaur Khalsa, especialista em kundalini yoga. Não perca mais tempo e melhore a sua qualidade de vida agora mesmo!