Cada vez mais, mulheres estão optando por exercícios de yoga para melhorar sua saúde física e mental, principalmente em momentos tão únicos e especiais quanto a gravidez.

Cursos voltados para promover os benefícios da yoga para gestantes estão se tornando mais populares, e conquistam mulheres que se preocupam em preparar o corpo para a chegada do bebê.

Alguns exercícios e posturas promovem o bem-estar e ajudam a futura mamãe a se sentir melhor consigo mesma, a enfrentar as mudanças com tranquilidade e a melhorar a qualidade de vida, tanto a sua quanto a do bebê. Quer saber mais? Confira cinco benefícios da yoga para gestantes que separamos para você.

1.Técnicas de respiração ajudam a controlar a ansiedade

Um dos maiores benefícios da yoga para gestantes é o controle emocional. A respiração é muito importante durante todo o processo, tanto na gestação quanto no parto e na recuperação. São tantos planos e expectativas, que técnicas de respiração só auxiliam a futura mamãe a se sentir em paz consigo mesma e retomar o seu equilíbrio físico, mental e emocional.

A expectativa em ser mãe, por si só, já é algo emocionante e assustador ao mesmo tempo. O fato da respiração estar inteiramente ligada aos nossos pensamentos e sentimentos, faz com que aprender a controlá-la se torne uma chave para a tranquilidade. O foco na respiração tem a ver com o fato de que ela é fundamental para oxigenar o corpo e controlar emoções e sentimentos.

2. Exercícios ajudam a diminuir dores causadas pela gestação

O corpo da mulher passa por inúmeras transformações ao longo da gravidez. Além do aumento de peso por conta do bebê, a futura mamãe precisa se acostumar com as alterações na forma física que tinha antes. O aumento da flexibilidade é um dos maiores benefícios da yoga e ajuda bastante na hora de enfrentar a gravidez.

A prática ajuda a mulher a manter uma boa postura, o que previne dores nas costas; promove uma melhor circulação do sangue, o que diminui inchaços no corpo; e torna o corpo mais forte, que facilitará, inclusive, nos primeiros meses de vida do bebê.

3. Prática fortalece o assoalho pélvico e o prepara para o parto

Muitas mulheres optam por realizar o parto normal, sem intervenção cirúrgica. Para as futuras mamães que optarem por esse tipo de procedimento, a yoga é essencial. Algumas posturas são voltadas especialmente para o fortalecimento do assoalho pélvico, que engloba os músculos da região entre as pernas.

As posturas trabalham justamente os movimentos de contração, relaxamento e expulsão, além de aumentarem a consciência corporal da gestante. Essas técnicas serão utilizadas durante o parto.

4. Autoconhecimento promove um vínculo maior entre mãe e bebê

Um dos principais objetivos da yoga é o autoconhecimento e a promoção da consciência corporal. A gestante, ao praticar, aprende a entrar em contato consigo mesma, sentindo-se em paz.

Entender melhor as mudanças pelas quais o corpo está passando e compreender a vida que se forma dentro de si, pode aumentar o vínculo entre mãe e bebê. A mulher, além de ter mais consciência de todo o processo da gestação, vai compreender como ela e a criança estão unidas e como seu corpo tem fundamental importância.

5. Posturas auxiliam a recuperação do corpo pós-parto

A prática de yoga também beneficia as mamães após o parto. Além de agilizar a recuperação e recobrar o assoalho pélvico e região do umbigo, alongamentos ajudam a resgatar a postura realinhando a coluna e fortalecem os músculos que sofrem com flacidez.

Além disso, uma prática cada vez mais comum é aquela incluindo os bebês nos exercícios pós-parto. Além de aumentar, ainda mais, o vínculo entre mães e filhos, tais exercícios buscam a compreensão mútua e o autoconhecimento nessa fase nova e emocionante da vida.

Viu como a yoga pode ajudar a tornar a gestação uma experiência ainda mais saudável e feliz? Com alguns exercícios, o corpo pode se preparar melhor para acomodar o bebê e fazer com que a chegada do novo membro da família seja a mais confortável e natural possível.

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