Você já sabe como uma aula de yoga pode ajudar a diminuir o estresse, aumentar a flexibilidade e proporcionar bem-estar, mas se sente um pouco intimidado pela cultura que envolve a prática? Saiba que essa atividade é muito mais descomplicada do que parece, e lembre-se que até os yogues mais experientes também já foram iniciantes.

Começar a prática de yoga é sempre complicado porque temos o medo natural de não conseguirmos fazer todos os movimentos, ou não termos o equipamento necessário, ou até mesmo de nos machucarmos.

Para deixá-lo mais confiante e confortável, elaboramos algumas dicas para ajudá-lo a se preparar para a sua primeira aula de yoga. Confira:

Roupas

O conforto é muito importante durante uma aula de yoga. Você vai passar muito tempo se dobrando, esticando e torcendo seu corpo. Por esse motivo, deve-se evitar roupas apertadas, que impedem a respiração e os movimentos amplos.

Já shorts e camisetas muito folgadas podem atrapalhar os exercícios e expor a pele, o que vai acabar deixando você mais tímido e com vergonha de realizar os movimentos.

Os tops sem mangas e mais longos, que escondem a barriga, são uma boa escolha, assim como calças leggings de cintura mais alta. Opte por tecidos de microfibra de algodão ou outro que absorva o suor.

Não há necessidade de se preocupar com os sapatos, porque o yoga é praticado com os pés descalços, o que proporciona maior aderência ao tapete. No entanto, se você preferir, pode utilizar sapatilhas ou meias antiaderentes, principalmente nos dias mais frios.

Materiais

A prática do yoga não exige grande investimento em equipamentos ou materiais específicos, mas é aconselhável que você invista em uma esteira ou mat, para que possa fazer os movimentos sem correr o risco de escorregar e sofrer alguma lesão.

Como o mat é fácil de carregar, você pode usá-lo para se exercitar onde e quando quiser, como em um parque, no intervalo do trabalho ou na casa de amigos que também praticam yoga.

Pode ser que o estilo que você deseja praticar exija outros materiais. Nesses casos, você deve buscar no estúdio em que iniciará a prática mais informações e orientações do que é necessário comprar. Normalmente, os cursos online de yoga também já trazem uma lista de equipamentos sugeridos, o que facilita na hora das compras.

Hidratação

Para manter a hidratação ao longo da aula, você precisará de uma garrafa de água. Afinal, seu corpo precisa estar suficientemente hidratado devido à taxa de perda de líquido durante a atividade.

Beba água pelo menos duas horas antes e imediatamente após a aula. Lembrando que o ideal é ingerir no mínimo 2 litros de água por dia para manter o equilíbrio do seu corpo.

Alimentação 

Uma aula de yoga exige energia. Por esse motivo, alimentar-se corretamente é a melhor maneira de fornecer o combustível que seu corpo necessita para realizar a atividade física. Assim, invista em uma refeição saudável pelo menos duas horas antes de se exercitar.

É melhor não praticar yoga com a barriga cheio, mas também não é uma boa ideia se exercitar com o estômago completamente vazio. Um pequeno lanche a base de frutas e iogurte é o ideal.

Se você está em processo de emagrecimento, nada de evitar carboidratos nessas refeições! Esse nutriente é fundamental para fornecer energia de forma rápida, e a falta dele pode até provocar desmaios.

Além disso, é importante manter-se longe de alimentos gordurosos, picantes e ácidos no pré-yoga, porque comidas com essas características são pouco digestivas e podem trazer incômodos abdominais enquanto você está se contorcendo.

Paciência

Uma coisa é certa: quando você começar a praticar o yoga pela primeira vez, vai encontrar algumas dificuldades. Isso ocorre porque os exercícios e movimentos aplicados na técnica exigem certa flexibilidade, equilíbrio, força e muita concentração.

Por esse motivo, não seja tão rígido com você e tenha paciência, ainda mais se acabou de sair de um estado de sedentarismo. Com o tempo, seu corpo vai adquirindo as habilidades necessárias para o yoga e você vai ficando cada vez melhor, ou seja, a evolução é gradual.

O importante é não desistir logo no início. A persistência nesses casos é fundamental e, para isso, você deve preparar a sua mente e manter o controle para evitar frustrações. Separamos algumas dicas de como você pode trabalhar a sua mente durante esse período inicial:

Ouça músicas suaves 

Músicas relaxantes, como as hindus, acalmam a mente e permitem que você aceite as situações com mais tranquilidade. Por isso, vale a pena escutar esse tipo de música, principalmente quando o estresse e as emoções negativas estão dominando os seus pensamentos. Associar essa sessão sonora com a meditação pode ser ainda mais vantajoso.

Pratique a meditação 

Meditar é como um banho para a mente: ela limpa você de pensamentos pesados e que não fazem bem, como a auto cobrança durante as aulas de yoga. Por esse motivo, reserve um tempo da sua rotina para ficar sozinho, relaxado e de olhos fechados, tentando esvaziar a sua mente.

No começo, não pensar em exatamente nada pode parecer impossível, mas com o tempo você vai se acostumando e agregando os benefícios da meditação na sua vida.

Pesquise sobre o yoga 

Se você nunca praticou yoga, pesquise sobre a prática antes de iniciar. Isso é importante para você se familiarizar com movimentos e poses básicas, o que é fundamental para tornar a sua primeira experiência mais proveitosa. Acessar blogs sobre yoga ou assistir vídeos introdutórios na internet são ótimas opções.

Ao iniciar o yoga, você realizará movimentos corporais peculiares nunca feitos anteriormente. Por isso, tenha sempre em mente que executá-los de forma correta demanda prática, e não adianta criar muitas expectativas de que você vai conseguir acertar tudo de primeira.

Contando com as nossas dicas e preparando o seu o corpo e a sua mente, a aula de yoga será muito mais leve e, quando menos você esperar, deixará de ser um iniciante e estará familiarizado com todas as técnicas e tradições.

Aproveite a experiência, pois logo você deixará de ser um iniciante e estará familiarizado com as tradições. Lembre-se, você pode sempre praticar no conforto da sua casa com um dos nossos cursos online de yoga.