Os benefícios da Yoga são difundidos há muito tempo. Mas muita gente ainda desconhece o seu verdadeiro poder e acredita que ela é só mais uma atividade física. Acredite, se você quer aprender como se concentrar, o yoga é um aliado e tanto.

Entretanto, a prática pode fazer muito mais do que ajudá-lo a ficar com um corpo mais flexível. Por meio de posturas, técnicas respiratórias, meditação e relaxamento, é possível conseguir benefícios para sua saúde física, emocional e mental surpreendentes.

Segundo os praticantes da técnica, os movimentos realizados na Yoga promovem ampla sensação de bem-estar. O que gera uma segurança maior para realizar até as atividades mais normais. Além de ajudar em como se concentrar no dia a dia.

A força e a flexibilidade são os destaques dessa modalidade. Que previne doenças cardiorrespiratórias e aliviam a sensação de estresse e ansiedade

E mais: a prática da yoga ainda melhora o ânimo e promove benefícios físicos que melhoram a qualidade de vida, como a diminuição das dores no corpo, aumento da força, da flexibilidade e da mobilidade.

O que é yoga e por que ele te ajuda como se concentrar

Você já deve ter lido ou escutado alguém falar sobre Yoga, que pratica ou que os benefícios da técnica são inúmeros. No entanto, boa parte das pessoas, apesar de já ter ouvido falar, não sabe ao certo o que é o Yoga. 

Primeiro, é preciso explicar que é praticamente impossível definir resumidamente o que é Yoga. Mas podemos começar explicando que o termo origina-se da língua sânscrita. É derivada da raiz yuj, que significa “controlar”, “jungir”, “unir”, “integrar”.  

O objetivo da prática é reconhecer e integrar mente, corpo e espírito como um todo. Ou seja, a prática do Yoga é o caminho para o autoconhecimento. É um estilo de vida cujo objetivo é te conduzir a um estado de paz. Oque te ajuda como se concentrar e entrar em contato consigo mesmo.

A prática milenar que traz benefícios para o corpo e mente pode contribuir de inúmeras maneiras. De melhorar a postura até ter mais controle emocional. Se você se interessou e quer saber como a Yoga é capaz de ajudar a melhorar a sua qualidade de vida, nós listamos abaixo alguns bons motivos para começar a praticar hoje mesmo. 

Como o Yoga pode te ajudar:

Na digestão

Existem posições extremamente benéficas que ajudam a ativar o funcionamento do estômago e do intestino. E a parsvottanasana é uma delas. O alongamento lateral estimula a circulação sanguínea para a região abdominal, atenuando flatulência e refluxo gástrico.

A posição recomendada para quem tem intestino preso ou hiperacidez é a vajrasana, também conhecida como “pose zen”. 

como se concentrar com yoga

A postura permite que o corpo repouse sobre as coxas. Assim, reduzindo o fluxo sanguíneo nessa região e ativando as funções digestivas. Uma vez que ela ajuda a expandir o fornecimento de sangue para o estômago. 

A ter clareza nas suas decisões

Ao mesmo tempo em que é relaxante, a Yoga ajuda os praticantes a enxergar a vida de outras maneiras e a realizar mudanças importantes na vida. 

Com a prática é possível fazer mudanças importantes em sua vida. Como começar a se exercitar, como se concentrar, como comer melhor ou mesmo parar de fumar sem precisar fazer tanto esforço.

Promover a autocura

Estudos afirmam que projetar uma imagem própria ajuda a reduzir dores. É isso mesmo. Para ter uma qualidade de vida (maior e menor) imagine-se mais felizes e saudável.

E mais: os exercícios de postura e alongamento também ajudam a liberar a tensão e dar flexibilidade aos músculos. Aliviando as dores e incômodos do dia a dia. 

A acalmar e diminuir a ansiedade

A necessidade de ser multitarefa em meio a correria do dia a dia tem elevado em muito os sintomas de estresse e ansiedade nas pessoas. E a boa notícia é que a Yoga pode te ajudar a acalmar a inquietação que habita o seu ser.

Os exercícios de respiração praticados durante a prática ajudam (e muito!) a reduzir a atividade do sistema nervoso simpático. Experimente praticar um dos Pranayamas que ensinamos aqui, eles são ótimo também para te orientar para aprender como se concentrar.

Ao realizar as posturas do yoga e permanecer nelas por um tempo, os músculos enviam sinais para o cérebro, que passam a liberar neurotransmissores ligados ao relaxamento, o que ajuda a reduzir a ação de substâncias como a norepinefrina ( associada à ansiedade). 

Experimente fazer a posição da ponte (Urdhva Dhanurasana). Ela vai te ajudar a reduzir os sintomas de ansiedade, a fadiga, a  inquietação e até mesmo a dor de cabeça que cisma em te visitar no fim do dia. 

Para fazer a posição, deite de costas com os joelhos flexionados e os pés apoiados no chão. Alinhe-os com a largura dos quadris. Mantenha os pés alinhados paralelamente.

Em uma posição confortável, flexione os cotovelos e apoie as mãos, alinhadas com a largura dos ombros, ao lado da cabeça com os dedos voltados para os ombros. 

Agora eleve os quadris e estique os braços formando uma posição de ponte. Permaneça na posição e tente respirar profundamente pelo menos três vezes. 

Veja aqui outras dicas de como diminuir a ansiedade com yoga. 

Dormir melhor 

Assim como o Yoga pode nos ajudar a ter mais disposição, ele pode nos auxiliar a desacelerar para garantir uma bela noite de sono. 

Além das posturas auxiliarem no relaxamento do corpo, elas também aumentam a produção de melatonina, hormônio que regula o ciclo do sono. 

Manter uma postura por alguns segundos ajuda a aliviar as tensões do dia, proporcionando um descanso profundo, garantindo assim mais energia e disposição no dia seguinte. 

Crie uma rotina de exercícios de Yoga pré-sono para enviar sinais para o seu corpo que é hora de dormir. Experimente fazer a posição do gato (Marjarasana) ou do cachorro de cabeça para baixo (Ado Mukha Svanasana) e teste seus efeitos. 

Gostou dos benefícios que o Yoga pode proporcionar a sua saúde, bem-estar e também como se concentrar? Conheça nossos cursos de Yoga online e aprenda diversas técnicas para praticar em casa ou ao ar livre, quando e quantas vezes quiser.