O tapete de yoga, também conhecido como mat, faz parte do dia a dia de quem realiza a prática. Fácil de enrolar e em tons coloridos, esse mat é essencial na hora de fazer os asanas, ou posturas de yoga. Mas por que será que é tão necessária a utilização desse tapetinho?

Você já tentou realizar alguma postura de yoga mais complexa com o corpo direto no chão? O tapete de yoga serve justamente para diminuir o impacto do corpo com o chão. Se uma pessoa tentar fazer um asana sem o devido cuidado, pode se machucar e, em casos mais graves, ter lesões sérias. Por isso toda atenção é pouca.

Repare como é bem mais cômodo e seguro praticar yoga com o mat. Enquanto o seu corpo se mexe, ele vai proporcionando o amortecimento necessário para evitar futuros problemas. Mas não se engane, não saia comprando o primeiro tapete de yoga que encontrar pela frente, é preciso saber qual é o melhor para você.

Ter o próprio tapete de yoga é ter o próprio lugar na prática. É saber que ali poderá ter mais autoconhecimento, paz interior e consciência corporal. É o local onde você pode relaxar no seu próprio espaço.

O melhor tapete de yoga

Procurar o melhor tapete de yoga pode não ser tão fácil quanto parece. O primeiro a se fazer é ir em um estabelecimento que venda artigos esportivos. Você também pode procurar em lojas específicas para a prática de yoga.

Tamanho

Não compre mats menores que você, ou seja, que deixam os pés ou a cabeça para fora. O ideal é um tapete de yoga que tenha alguns centímetros a mais que a sua altura. Caso faça aulas de yoga em casa, você pode optar por um mat maior e mais pesado. Já se pratica em estúdio ou em parques, o aconselhável é escolher um mais leve, mais fácil de carregar. Mas lembre-se: o tapete de yoga sempre tem que ser maior do que o seu corpo.

tapete de yoga

Espessura

Em relação a espessura é preciso ficar atento. Teste antes de comprar e veja qual espessura é a melhor para o seu corpo. Tapetes de yoga muito finos podem comprometer a prática, já que não amortecem muito o impacto do corpo com o chão.

Tapetes de yoga muito espessos podem não dar a firmeza necessária para a prática, além de serem mais pesados. O ideal é manter o equilíbrio, como o de 5 mm, e optar pelo mais se adequar ao seu corpo e ao local da realização do método.

Material

Já tentou “economizar” em alguma coisa que mais tarde saiu caro? Aqui é igual. Comprar qualquer tapete de yoga, além de comprometer a sua saúde, pode ir para o lixo mais rápido do que imagina.

Materiais que escorregam ou que desfarelam rápido devem ser evitados. Assim como aqueles que causam alergias, mas isso depende do organismo de cada um. Normalmente, os tapetes de yoga são feitos pvc. Há também os mais ecológicos, que utilizam produtos orgânicos na fabricação, como algodão, borracha e outros produtos reciclados.

Essas são só algumas dicas básicas para quem nunca comprou e tem vontade de ter um tapete de yoga.

Higienização do tapete de yoga

Não adianta comprar um bom tapete de yoga se deixar o acessório sujo e largado. Manter a higiene do mat é essencial para evitar alergias ou outros problemas por fungos e bactérias. O acúmulo de sujeira pode realmente comprometer a saúde.

Toda vez que terminar uma aula de yoga, tire uns minutinhos para higienizar o tapete, principalmente os que forem compartilhados. Caso esteja em um estúdio, peça a alguém o limpador de mat, é bem provável que tenham por lá. Agora, se está em casa, você pode usar sabão neutro, vinagre ou água para a limpeza. Tudo depende do material do seu acessório.

Anotou todas as dicas? Agora que sabe sobre como escolher o melhor tapete de yoga, que tal aprender o passo a passo dos asanas, ótimos para praticar no dia a dia e proporcionar uma verdadeira qualidade de vida? Conheça nossos cursos online de yoga agora mesmo!