A vida moderna exige muito de todos nós. Com tantas obrigações, cobranças e responsabilidades, a ansiedade acaba se tornando um mal quase inevitável.

Mas não desanime, é possível reduzir esse mal e alcançar mais qualidade de vida por meio da prática de yoga. Confira, neste post, como diminuir a ansiedade praticando yoga.

Entenda o que provoca a ansiedade

Você já deve ter reparado que antigamente as pessoas não sofriam tanto com estresse, ansiedade, depressão e outros problemas da vida moderna. Há alguns anos, vivia-se mais tranquilamente do que hoje em dia.

Ao sair de casa, já temos diversos problemas que começam com o trânsito, se estendem para a insegurança nas ruas, as cobranças do trabalho e as diversas atividades que temos para um dia só. Toda essa agitação faz com que o corpo fique tenso, estressado e acabemos por desenvolver quadros de ansiedade.

A ansiedade acontece quando a mente se sobrecarrega com essa agitação e não “desacelera”, consumindo a energia orgânica. Ela traz consigo sintomas como irritabilidade, angústia, pensamentos desordenados, sofrimento, tremores, e a sensação de que tudo dará errado.

Por isso, diminuir a ansiedade é essencial para manter a qualidade de vida e também a saúde do corpo e da mente. Uma mente agitada afeta não somente o estado psicológico, mas também o organismo, porque ela desregula as suas funções.

Pratique yoga para diminuir a ansiedade

Existem diversas ferramentas que você pode utilizar para diminuir a ansiedade, como equilibrar a alimentação e não sacrificar horas de sono. E as técnicas da yoga, claro, também são ótimas para diminui-la.

Um problema enfrentado atualmente é encontrar tempo para investir no bem-estar. Por isso, uma das grandes vantagens é poder praticar yoga em qualquer lugar, desde que você possa se concentrar adequadamente.

A yoga é baseada em posições que trabalham o equilíbrio e a respiração. Assim, qualquer local onde você consiga estar só e fazer uma pausa breve é um bom lugar para tentar diminuir a ansiedade.

Se você estiver em um dia difícil no trabalho, por exemplo, existem posições que você pode fazer em um local mais tranquilo para relaxar, diminuir a ansiedade, o estresse e recobrar sua concentração.

Para combater a insônia, que também é um dos sintomas desse problema, você pode praticar yoga em sua residência ao final do dia. Inclusive, por meio da internet é possível fazer aulas de yoga sem sair de casa. Isso também é um ponto positivo para diminuir a ansiedade, já que você estará totalmente à vontade.

Concentrando-se nas aulas, nas técnicas de respiração e focando no seu corpo, você pode diminuir esse mal de maneira prática e eficaz.

Treine todos os dias

E para você começar a testar a yoga, exercite sua respiração todos os dias. Siga os passos a seguir e perceba as mudanças que seu corpo assimila gradualmente:

  • Pare o que estiver fazendo e concentre-se na sua respiração
  • Inspire pelas narinas lentamente até encher os pulmões
  • Expire lentamente até sentir todo o ar acabar
  • Refaça o processo, sempre devagar, se concentrando no ar que respira e no movimento de seu corpo

Além das técnicas de respiração, você pode começar a realizar algumas posturas (asanas) de yoga que auxiliam na diminuição da ansiedade. Alguns exemplos:

  • Marjariasana (alongamento do gato)
  • Matsyasana (postura do peixe)
  • Setubandhasana (postura da ponte)
  • Dhanurasana (postura do arco)

Lembre-se que o fundamento principal da yoga é respeitar seu corpo. Assim, se você sentir alguma dificuldade maior em realizar essas posturas, procure praticar aos poucos, considerando sempre seus limites.

Você já pratica yoga para diminuir a ansiedade? Quais asanas costuma fazer? Se não, gostaria de começar? Fale nos comentários!