Você já ouviu falar em Kundalini Yoga? Trata-se de uma das primeiras maneiras de praticar o yoga de que se tem registro. Ela tem como objetivo principal fazer com que a kundalini, a energia que possuímos na coluna vertebral e que percorre o caminho dos sete principais chacras, seja despertada.

No post de hoje, você saberá mais sobre as origens, como funciona, os benefícios e como despertar a sua energia com o Kundalini Yoga. Ficou interessado? Então siga conosco e confira tudo isso agora mesmo.

As origens da Kundalini Yoga

De acordo com alguns mestres em yoga, a modalidade Kundalini é derivada do Hatha Yoga, uma antiga técnica milenar de meditação. Para esses estudiosos, esse tipo de yoga fazia parte do que chamam de ensinamentos secretos, só vindo a ser de conhecimento público no século XX.

No entanto, há divergência entre os especialistas no assunto. Há aqueles que acreditam que o Kundalini Yoga foi a primeira prática a ser desenvolvida pelos guerreiros Sikh, tendo como argumentos a seu favor alguns registros de ensinos exotéricos ocorridos há mais de três mil anos, encontrados nas civilizações, egípcia, tibetana, chinesa, africana e americana.

Apesar das opiniões contrárias acerca da origem, é consenso que o Kundalini Yoga só se tornou conhecido da população por volta do ano de 1932, quando o psiquiatra Carl G. Jung e outros estudiosos divulgaram a modalidade.

No decorrer dos anos, a prática foi se desenvolvendo pelo globo, chegando aos Estados Unidos em 1969, por meio de Yogi Bhajan. Logo em seguida, todo o mundo começou a praticar Kundalini.

Os principais benefícios do Kundalini Yoga

Quem pratica yoga afirma que a modalidade Kundalini tem como mantra principal o OM, cujo som ativa o chacra de número 6, denominado popularmente como o terceiro olho. A ideia é que, com a execução desse mantra, as pessoas estejam prontas para potencializar a sua energia espiritual e, assim, poder usufruir dos benefícios da prática.

Os principais benefícios obtidos por quem pratica Kundalini Yoga são:

  • ganho de força espiritual;
  • melhora no processo de respiração;
  • melhora no sistema digestivo;
  • mais força de vontade para alcançar objetivos pessoais;
  • superação de maus hábitos ou hábitos não saudáveis;
  • eliminação de toxinas;
  • purificação do corpo.

Todos esses benefícios podem ser observados logo nas primeiras vezes que uma pessoa pratica Kundalini Yoga. Para que você saiba como colocar tudo isso em prática, nós elaboramos um passo a passo.

Passo a passo para controlar a energia da coluna para a cabeça

O primeiro passo para controlar a energia da coluna para a cabeça com a meditação Kundalini é colocar-se na postura correta, por meio das técnicas asana. Logo em seguida, deve-se recitar o mantra OM.

Na sequência, iniciar o direcionamento do fluxo energético, com a finalidade de estimular e despertar todos os chacras. Essa energia precisa ser transmitida pela respiração, purificando todo o organismo do praticante.

Também chamada por alguns de Yoga da Consciência, o Kundalini Yoga é uma prática extremamente objetiva e baseada nos princípios da energia. Vale muito a pena colocar a modalidade em prática devido aos grandes benefícios que ela traz.

Gostou desse conteúdo? Então, para que seus amigos também possam saber mais sobre essa prática milenar, que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais? Também não deixe de conhecer nosso curso online de Kundalini Yoga, ministrado pela professora Subagh Kaur Khalsa.