Não é nada fácil ficar oito horas sentado em uma cadeira e digitando no computador. Também não é nada agradável ficar em pé doze horas consecutivas de um lado para o outro. Toda essa correria física, fora o estresse mental, faz com que as pessoas cheguem em casa exaustas e sem ânimo para realizar qualquer outra atividade, como comer ou simplesmente conversar.

Nessas horas, é importante contar com alguma prática que ajude a relaxar e a colocar os pensamentos em ordem. E muitos vêm no yoga uma boa saída para essas situações. Ao praticar yoga você sentirá todos os benefícios que o método proporciona a curto e longo prazo.

Quer saber quais são? Confira algumas vantagens.

Alivia dores

Quem passa longas horas na rua sabe o quão cansativo é. E um dos principais sintomas do cansaço do dia são as dores pelo corpo. Dor de cabeça, na coluna, nas pernas, nos pés, nos braços, tudo dói.

A prática de yoga pode ser uma boa aliada para esse tipo de situação. Cada asana realizado trabalha determinada parte do corpo e contribui para o alongamento e relaxamento, gerando um alívio na região.

Melhora a postura

A má postura pode ser consequência de ficar por longos períodos na mesma posição. Seja em pé ou sentado, é importante alinhar a coluna e fazer exercícios para fortalecer os músculos dessa região.

Mas se já sofre com a má postura, o yoga é uma alternativa. Praticando de uma a duas vezes por semana, sentirá uma grande melhora na postura, além do alívio de dores.

Alivia o estresse e a ansiedade

O estresse e a ansiedade são alguns dos problemas mais comuns na atualidade. E quem trabalha fora tem mais chances ser ansioso e estressado. Pode até parecer comum ter esses transtornos, mas se não tratados podem gerar graves consequências. Por isso, o ideal é investir em algo que goste, como o yoga.

O yoga, assim como o pilates, é uma atividade que relaxa a mente e o corpo. Os asanas mais calmos auxiliam a diminuir todo o nervosismo e contribuem para um grande bem-estar.

Melhora o sono

Se a prática de yoga ajuda a diminuir os sintomas de estresse e ansiedade, também ajuda a ter uma boa noite de sono. O recomendado é realizar os asanas de uma a duas horas antes de se deitar. Com a realização das posturas corretas, se sentirá mais leve e dormirá tranquilamente. Inclusive, a prática é uma boa opção para quem tem insônia.

Os asanas tranquilizam a mente e o corpo, além de otimizarem a respiração, importante para uma noite agradável.

Aumenta a autoestima

Desequilíbrio emocional, insegurança, frustração e tristeza podem ser alguns dos fatores que mais afetam a vida de uma pessoa com baixa autoestima. Sentir-se mal consigo mesmo pode contribuir para problemas mais sérios, como a depressão.

Atividades como o yoga ajudam a ter mais conhecimento sobre o seu corpo físico, assim como o seu interior. Também auxiliam a se sentir mais leve e capaz de enfrentar todos os desafios diários.

Anotou os benefícios? Quer conhecer mais? Confira o curso Kundalini yoga básico: aliviando o estresse e a ansiedade.